| Serviço Público

Luciana Genro sempre defendeu o serviço público e os servidores. Neste mandato como deputada estadual, não foi diferente. Em 2021, continuamos lutando contra as privatizações e pela valorização do funcionalismo. Confira algumas das nossas principais iniciativas nesse sentido:

LUTA CONTRA AS PRIVATIZAÇÕES

A deputada Luciana Genro esteve ao lado dos trabalhadores das empresas estatais em luta contra as privatizações. Desde o ano passado, defendemos que a CEEE não fosse privatizada, e em 2021 tentamos barrar a PEC 280, que liberou que as privatizações da Corsan, do Banrisul e da Procergs fossem realizadas sem plebiscito. Infelizmente, a privatização da Corsan foi aprovada, com nosso voto contrário, e segue a luta para que ela não seja concretizada, com a resistência de muitos municípios, e para que mais patrimônios dos gaúchos não sejam entregues à iniciativa privada.

PELO REAJUSTE SALARIAL E VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES

Os servidores estaduais estão há sete anos sem reposição salarial. Além das perdas financeiras nos dois últimos governos, eles também vêm sendo constantemente desvalorizados e tendo seus direitos atacados. Luciana Genro esteve ao lado do Sindsepe- RS em manifestação contra o governo e pelo reajuste salarial.

DEFESA DA CARRIS

Em Porto Alegre, o prefeito Sebastião Melo, aos moldes do que Leite tem feito no âmbito estadual, também vem promovendo privatizações. Lutamos muito, ao lado do vereador Roberto Robaina e da bancada do PSOL na Câmara de Vereadores, contra a privatização da Carris, a empresa de transporte público da cidade. Mais uma vez, os interesses do capital foram colocados acima dos da população e a desestatização da Carris foi aprovada pelos vereadores da cidade.

PLANO DE CARREIRA DO JUDICIÁRIO

Após muita luta e mobilização dos servidores do Judiciário gaúcho, conseguimos aprovar o plano de carreira da categoria. O TJ-RS era o único do país sem um plano de carreira a seus trabalhadores. A deputada Luciana Genro votou a favor deste projeto, cuja aprovação serve de exemplo ao conjunto do funcionalismo, já que ela só ocorreu após muita mobilização dos trabalhadores. Seguimos apoiando um plano de carreira também para os servidores da Defensoria Pública, cuja proposta ainda tramita na Assembleia.

DEFESA DOS DIREITOS DOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS

Luciana Genro também participou de atos e levou à Assembleia a situação dos professores e funcionários de escolas, que estavam há sete anos sem reposição salarial e vêm sofrendo uma série de ataques do governo. A deputada questionou a legalidade nos novos cortes ao adicional de difícil acesso promovidos por Leite e do desconto retroativo do vale-alimentação e vale-transporte. Além disso, cobramos muito o governo sobre a situação precária de muitas escolas estaduais, que encontram-se sem condições de receber alunos por falta de estrutura, problemas na rede elétrica, ausência de obras que deveriam ser feitas ou reformas que deveriam ser simples, mas que nunca terminam. Enviamos um documento à Seduc com a situação de dezenas de escolas, cobrando providências do governo.

PLANO DE CARREIRA DA BM

Durante o ano inteiro, Luciana Genro cobrou do governo estadual o envio de um projeto de lei para a Assembleia que determine um plano de carreira para os praças da Brigada Militar. A deputada também solicitou investigações e acolheu denúncias dos brigadianos sobre o CTSP, concurso interno realizado pelos policiais de nível médio. Participamos da Comissão de Representação Externa pela modernização da carreira e realizamos audiências públicas, enviamos ofícios e cobramos publicamente o governo sobre o assunto.

Com o envio do projeto à Assembleia e a constatação de que ele não corresponde aos anseios da tropa, a deputada está dialogando com a categoria e colhendo sugestões para apresentar emendas quando a proposta for à votação, o que pode ocorrer no final de janeiro ou durante o mês de fevereiro.

Quem tiver sugestões de emendas pode enviar ao mandato pelas redes sociais, por email (contato@lucianagenro.com.br) ou pelo WhatsApp (51 99116.4755).

VACINAÇÃO PARA SERVIDORES DA FASE E DO SUAS

Valorizar o serviço público passa por garantir a segurança e a saúde de seus trabalhadores. Por isso, a deputada Luciana Genro elaborou um projeto de lei para garantir a vacinação prioritária dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e enviou ofícios aos governos solicitando a inclusão dos trabalhadores da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (Fase) e dos rodoviários na lista de prioridades da vacinação.


DEFESA DOS TRABALHADORES DA PROCERGS

Luciana Genro lutou muito ao lado dos trabalhadores da Procergs contra a retirada do adicional por tempo de serviço (ATS), inclusive intermediando uma reunião entre o Sindppd e a Casa Civil. A greve ocorreu ainda em janeiro e a categoria conseguiu negociar que o adicional valesse até dezembro deste ano.

Foto: Nabour Goulart/ Casa Civil
Luciana Genro e Vera Guasso se reúnem com secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior, sobre a greve da Procergs. Foto: Nabour Goulart/ Casa Civil