Foto: Corsan
Foto: Corsan

| Eduardo Leite | Funcionalismo

O governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou na última quinta-feira (18) que, descumprindo sua promessa de campanha, pretende privatizar a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). A operação proposta por Leite envolveria a venda da maioria das ações da companhia para a Bolsa de Valores. Diante da decisão do governador, a Bancada do PSOL na Assembleia Legislativa está avaliando todas as medidas políticas e jurídicas possíveis de serem tomadas para impedir que isso aconteça.

A deputada Luciana Genro, do PSOL, lembra que esteve ao lado dos trabalhadores da Corsan em seu primeiro mandato como deputada estadual, quando denunciou a corrupção praticada pelo governo de Antônio Britto através do superfaturamento na compra de canos, que posteriormente veio a ser comprovado. Na luta contra a privatização, não será diferente.

“Recebi muito apoio dos funcionários da Corsan naquela época e sei do empenho deles para fortalecer a companhia e realizar um trabalho de qualidade para o povo gaúcho. É grave que Eduardo Leite tenha mais uma vez rompido com sua promessa de campanha e opte por se desfazer de mais este importante patrimônio do nosso estado. Vamos lutar muito para que esta privatização não aconteça!”, afirma a deputada.

O fornecimento de água e saneamento básico, que deveria ser um direito de cada cidadão e cidadã, é também uma área estratégica para o desenvolvimento econômico e social. A Corsan atende 317 dos 497 municípios gaúchos, dos quais a grande maioria são de pequeno porte, que não são vistas como lucrativas pela iniciativa privada. Por isso, o PSOL avalia que certamente a venda da Corsan vai significar prejuízo para o povo, com aumento dos valores cobrados pelos serviços.