| mulheres | Saúde

Por Luciana Genro

O prefeito Melo quer privatizar a Carris, argumentando que a empresa daria prejuízo à cidade. Só faltou dizer que durante sucessivos governos, dos quais inclusive ele fez parte, a Carris foi sucateada, esvaziada, perdeu linhas importantes e recebeu linhas deficitárias que as empresas privadas já não queriam mais. Seus trabalhadores nunca tiveram vez e voz. Ao contrário, os governos sempre lotearam a Carris com indicações políticas. Prepararam a Carris para que chegasse a este ponto e pudessem enfim dizer: “A solução é privatizar”.

A Carris já foi avaliada como a melhor empresa de ônibus do país. Mesmo diante das dificuldades, segue sendo uma referência entre os porto-alegrenses, prestando um serviço superior ao das empresas privadas, com os melhores ônibus e o maior percentual da frota com ar condicionado e acessibilidade. Precisamos fortalecer a companhia e colocar seus trabalhadores no comando, pois são eles que conhecem a realidade da Carris e sabem o que precisa ser feito.

A história do transporte público em Porto Alegre é a história da Carris, fundada em 1872. Privatização não é a solução e só vai concentrar ainda mais os ônibus nas mãos das poucas famílias que controlam o serviço na cidade. O PSOL está engajado nesta luta em defesa da Carris, do transporte público e dos rodoviários. Meu mandato na Assembleia vai fortalecer esta resistência junto à nossa bancada na Câmara Municipal e ao vereador Roberto Robaina.