| Saúde

Neste segundo ano de pandemia, a saúde seguiu sendo uma das grandes prioridades do mandato da deputada Luciana Genro (PSOL). Além da defesa da vacinação para todos e da distribuição de máscaras adequadas para os trabalhadores, a deputada também lutou pelos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias de Porto Alegre. Ainda, questionou a Brigada Militar sobre estudos com medicamentos não autorizados que foram realizados no HBM. Confira mais detalhes sobre a nossa atuação:

VACINA PARA TODOS JÁ

Nacionalmente, o PSOL lançou uma campanha exigindo a compra de vacinas, e a deputada Luciana Genro realizou um abaixo-assinado sobre o assunto, com foco nos trabalhadores da educação. Luciana Genro também elaborou um projeto de lei que propunha a criação de uma plataforma online, de livre acesso à população, para o rastreamento das doses e para a identificação da população vacinada. Também cobramos dos governos que fossem incluídos nos grupos prioritários da vacinação os trabalhadores da assistência social e os rodoviários. A deputada ainda cobrou dos governos municipais de Porto Alegre, Alvorada e Gravataí medidas contra as aglomerações no transporte público durante a pandemia.

DEFESA DOS TRABALHADORES DO IMESF

Lutamos muito ao lado dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias de Porto Alegre. Os ataques do governo municipal começaram ainda no governo Marchezan, com a extinção do IMESF, e seguiram no governo Melo. Com a luta dos trabalhadores, foi possível retomar o vale-alimentação, que havia sido cortado pela prefeitura. Ao longo do ano, a deputada Luciana Genro e o vereador Roberto Robaina realizaram audiências públicas, participaram de protestos e organizaram reuniões em defesa dos ACSs e ACEs. Robaina já sugeriu ao governo a criação de uma empresa pública para manter os serviços de atendimento em saúde fundamentais prestados pelo IMESF.

SEGURANÇA PARA OS TRABALHADORES DO SANTA ANA

Uma das vitórias que obtivemos em 2021 foi referente à segurança dos trabalhadores e pacientes do Hospital Santa Ana, em Porto Alegre. Luciana Genro atendeu à demanda levada pelo Sindisaúde e providenciou a ida da vice-presidente do sindicato à Comissão de Segurança da Assembleia. Alguns dias depois, a direção do hospital determinou a colocação de um serviço de ronda para garantir a segurança dos que frequentam o Santa Ana.

INICIATIVAS VOLTADAS PARA PACIENTES

Além das iniciativas citadas acima, que tiveram como foco os trabalhadores da saúde e o combate ao coronavírus, Luciana Genro também se engajou na defesa de pacientes com diversas condições de saúde. Lutamos pela permanência do Hospital Colônia Itapuã, que abriga pacientes ex-hansenianos que viveram no local durante toda a sua vida e protocolamos na Assembleia o projeto de lei que cria o Dia Estadual de Conscientização e Prevenção da Hanseníase. Também cobramos do governo sobre as medicações para pacientes com esclerose múltipla e elaboramos um projeto de lei voltado para a saúde dos celíacos, que determina a colocação de produtos sem glúten em sessão separada nos mercados.

QUESTIONAMENTOS SOBRE ESTUDO NO HBM

Questionamos a Brigada Militar sobre os estudos que teriam sido realizados no hospital da corporação com o medicamento proxalutamida. O Hospital da Brigada Militar (HBM) teria conduzido, sem autorização dos órgãos de pesquisa, um estudo em cerca de 50 pacientes com Covid-19 envolvendo o medicamento proxalutamida, cujo uso não é permitido pela Anvisa. A resposta que obtivemos até então foi insuficiente e seguimos cobrando uma explicação.