| Notícias

A bancada do PSOL na Assembleia Legislativa promoveu encontro virtual com mais de cem integrantes de diretórios do partido no interior do Rio Grande do Sul. A proposta, apresentada pela deputada estadual Luciana Genro, é mobilizar os ativistas do PSOL em todo o estado para exigir do governo Eduardo Leite a compra imediata de vacinas. A deputada federal Fernanda Melchionna, também presente na reunião, destinou, a partir de sua atuação na Câmara de Deputados, R$ 5 milhões para que o Rio Grande do Sul compre vacinas, valor que corresponderia a mais de 90 mil doses. Essa quantidade seria suficiente para garantir a primeira dose da vacina aos trabalhadores em educação, que são 94.256, conforme os dados que constam no Plano Estadual de Vacinação do RS. Além disso, a bancada do PSOL, em conjunto com os municípios, lançou o abaixo-assinado “A Educação Pede Socorro: Testagem e vacina já” para que a sociedade ajude a pressionar.

Na última sexta-feira (25/02), as deputadas enviaram ofício conjunto ao governador Eduardo Leite solicitando uma reunião para debater a aquisição das vacinas e o plano de imunização para o RS, diante da incompetência do governo nacional em por em prática um plano de imunização efetivo.

Durante o encontro, que aconteceu de forma online, os militantes do PSOL contribuíram trazendo relatos de suas regiões e sugestões de atuação para o partido no interior. As deputadas destacaram a importância de poderem contar com o apoio de todos na divulgação do abaixo-assinado. “A prioridade número um é vacinar o povo diante das mortes que aumentam, só anteontem foram 1.500 no mesmo dia, enquanto o Bolsonaro fez uma aglomeração no Ceará novamente fazendo apologia sistemática ao negacionismo, ao combate à ciência”, colocou Fernanda Melchionna.

Luciana Genro frisou a importância das escolas para o desenvolvimento pedagógico, humano e para a proteção das crianças e jovens, por isso a necessidade da educação como setor prioritário para a vacinação. “A educação é uma das pontas mais visíveis dos prejuízos que temos por não ter a vacinação, pelo fato de Bolsonaro não ter planejado a compra da vacina. Precisamos mobilizar para exigir vacina, testagem e protocolos sanitários”.

Ao longo da reunião, militantes que são professores falaram da realidade em suas cidades e escolas, reforçando a importância da vacinação. Marcus Vianna, dirigente da ATEMPA, frisou que os educadores da rede municipal de Porto Alegre exigem testagem e vacinas para voltar às aulas.

Gabrielle Tolotti, coordenadora da bancada na Assembleia, também ressaltou que a bancada está à disposição dos diretórios municipais para encaminhar demandas das cidades e cobrar providencias dos governos estadual e municipais em relação aos problemas enfrentados pelas comunidades.

Entre em contato com o nosso mandato:  (51) 99116-4755

>>> Clique aqui para assinar a petição e pressionar o governo a adquirir vacinas para o RS.