| Educação

As deputadas estaduais Luciana Genro (PSOL) e Sofia Cavedon (PT) se reuniram com o procurador-geral do Ministério Público de Contas do Rio Grande do Sul, Geraldo Da Camino, nesta sexta-feira (26), para tratar da situação das terceirizadas da educação do estado. Luciana Genro vem recebendo uma série de denúncias por parte das trabalhadoras a respeito de falta de pagamento de salários, e a Comissão de Educação, da qual as deputadas são integrantes titulares, realizou audiência pública sobre o tema na semana passada.

“Nós começamos a cobrar o governo estadual e as prefeituras, assim como a publicar nas nossas redes sociais sobre os casos, e então começaram a surgir novos relatos. São vários casos diferentes, com a demanda de não serem pagas o que têm direito”, explicou Luciana Genro. As deputadas relataram ter recebido queixas de trabalhadoras que não vêm recebendo seus salários e benefícios, em alguns casos desde dezembro de 2020. Algumas delas já foram desligadas das empresas e relataram não receber o que era devido, enquanto outras seguem empregadas. As parlamentares expressaram que há cadastro reserva para funcionários da área de limpeza, que poderiam ter sido chamados pelo governo, o qual optou pelos contratos terceirizados.

O procurador se comprometeu a analisar os relatos e documentos enviados pelas deputadas para autuar sobre o assunto. “Esperamos que o MPC averigue a situação e nos ajude a encontrar uma solução para este problema que está afligindo milhares de pessoas, principalmente mulheres, que trabalharam e não receberam o que lhes é devido”, colocou Luciana ao fim do encontro.