| Educação | Emancipa | Notícias

A defesa da educação pública de qualidade, a luta pelos direitos da juventude e a fiscalização dos serviços públicos são marcas centrais da trajetória da deputada estadual Luciana Genro (PSOL). Essa atuação se expressa de forma concreta no cursinho pré-vestibular popular Emancipa, projeto do qual a parlamentar é uma das fundadoras no Rio Grande do Sul e onde atuou como professora nos primeiros anos da iniciativa.

Hoje, após 15 anos de história ajudando centenas de estudantes de baixa renda a ingressarem no ensino superior gratuito via Enem e vestibulares, a rede se consolidou como referência em educação popular no estado. Mantendo sua presença constante junto aos estudantes, Luciana Genro participou de dois bate-papos no cursinho, em Porto Alegre, ao lado da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL).

Durante as conversas com as turmas da tarde e da noite, os encontros abordaram temas centrais do debate político atual: a interferência dos Estados Unidos nas eleições brasileiras, a defesa da soberania nacional, as ameaças da extrema direita à democracia e o papel transformador da juventude na sociedade.

Durante o encontro, Luciana Genro destacou a luta do seu mandato para barrar o projeto do governo Eduardo Leite de entregar a gestão de escolas estaduais à iniciativa privada e defendeu o ensino público de qualidade, citando o próprio Emancipa como exemplo do que a educação pública e popular é capaz de construir. “Entregar a gestão das escolas para empresas é colocar o lucro acima do direito de aprender. O Emancipa mostra que, com compromisso e investimento em quem ensina e em quem aprende, a educação transforma vidas”, afirmou.

Luciana Genro também lembrou que as decisões políticas influenciam desde a possibilidade de conquistar uma vaga no ensino superior até o acesso à assistência estudantil, ao emprego com direitos trabalhistas e a políticas de combate ao racismo, à violência contra as mulheres e à LGBTfobia. “A política permeia tudo”, resumiu. “Um estudante que precisa trabalhar, vive em uma moradia precária ou não dispõe de computador e internet de qualidade não parte do mesmo ponto que alguém que estudou em uma escola particular e teve condições de se dedicar integralmente aos estudos. Por isso, a luta por uma educação pública de qualidade e pelo acesso à universidade não passa só pelo desempenho individual de cada um. Passa por um contexto político e social”, destacou.

Luciana Genro é autora da lei aprovada na Assembleia Legislativa que autoriza o uso dos espaços físicos das escolas estaduais por cursinhos pré-universitários populares, gratuitos e sem fins lucrativos. A deputada tem uma atuação marcada pela defesa da educação, luta por mais investimentos e atua firmemente contra a falta de estrutura das escolas e o déficit de profissionais. Denuncia os atrasos salariais das merendeiras terceirizadas e tem um projeto de lei para garantir a proteção e os direitos dessas trabalhadoras.

Para quem vive na periferia, as escolhas políticas têm impacto direto sobre a possibilidade de ingressar e permanecer na universidade, conquistar um emprego digno com direitos e construir um futuro brilhante. É por isso que, para as deputadas, garantir que a juventude tenha acesso à educação e participe da política também é garantir que ela possa decidir os rumos do próprio futuro.

Vote na deputada que mais defende a educação popular! Luciana Genro 50000 para deputada estadual!