| Audiência Pública | Educação | Municípios

Nesta quarta-feira (17) a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) participou de uma audiência pública da Comissão de Educação sobre os contratos das trabalhadoras terceirizadas que atuam na limpeza e na cozinha das escolas. Em todo o estado milhares de famílias destas funcionárias sofrem com a falta dos seus pagamentos, impactando diretamente na sua sobrevivência em meio à pandemia.

Na audiência, que contou com diretores de escolas, CPERS e governos municipal e estadual, foi constatado que muitas dessas empresas podem estar agindo de forma indébita com as trabalhadoras. Isso porque a Seduc afirma, por exemplo, que já realizou o pagamento referente a novembro e dezembro a uma das empresas e essa, todavia, não repassou os valores às trabalhadoras.

“Meu mandato também já recebeu e segue recebendo denúncias. Estamos cobrando muito junto ao governo e as empresas para auxiliar essas trabalhadoras. Vamos seguir nesta luta para que as funcionárias terceirizadas sejam respeitadas e tenham seus direitos garantidos,” pontuou Luciana Genro, que ainda em fevereiro encaminhou um pedido de informações à Secretaria Estadual de Educação sobre uma das empresas contratadas pelo Estado, mas não obteve retorno.

Diante disso a Comissão estará recebendo denúncias de falta de pagamentos pelo email cecdct@al.rs.gov.br, além de encaminhar uma denúncia formal junto ao Ministério Público de Contas e ao Tribunal de Contas. As denúncias ainda podem ser enviadas através do WhatsApp para o número do mandato da deputa: (51) 991164755.