| Assembleia Legislativa

A deputada Luciana Genro (PSOL) e o deputado Luiz Fernando Mainardi (PT) protocolaram um pedido de audiência pública para tratar da situação das fundações extintas pelo governo Sartori. O protocolo foi feito na Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Jeferson Fernandes (PT). O protocolo teve a participação de sindicatos e de funcionários das fundações extintas.

Desde o começo do mandato, os deputados estão produzindo um relatório a partir de visitas às fundações. No período, foram visitadas a extinta FEE, o Instituto Desidério Finamor, ligado à extinta Fepagro, a Cientec, a TVE e a FM Cultura 107.7, da Fundação Piratini, e a Fundação Zoobotânica.

Na audiência pública, os parlamentares vão recolher mais dados dos servidores e encaminhar propostas concretas ao governo de Eduardo Leite para reverter a situação.

“Queremos ouvir os servidores e dar continuidade ao trabalho que começamos nas visitas, de recolher os os dados para mostrarmos a real situação das fundações ao governador e propormos alternativas reais de solução que beneficiem os funcionários e garantam a retomada ou uma reformulação dos serviços prestados”, explica a deputada Luciana Genro.

“O Estado perdeu as fundações e não teve nenhuma economia com isso, que era um dos argumentos usados na época para essa extinção. As extinções foi uma ação clara de chegarmos ao Estado mínimo, sem possibilidade de debate”, destaca o deputado Luiz Fernando Mainardi.