| Emancipa Mulher | mulheres | Violência

Obtivemos uma importante vitória em termos de direitos das mulheres em 2021, com o governo estadual começando a aplicar a verba garantida pela deputada Luciana Genro para a compra de vagas em abrigos voltados para mulheres vítimas de violência. O combate à violência contra a mulher é uma das prioridades do mandato de Luciana Genro.

Conheça essa e mais algumas das nossas iniciativas voltadas para a temática:

VAGAS PARA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

Deputada Luciana Genro participou da assinatura do contrato com a OSC que irá oferecer 15 vagas em abrigo a mulheres vítimas de violência. | Foto: Débora Fogliatto
Deputada Luciana Genro participou da assinatura do contrato com a OSC que irá oferecer 15 vagas em abrigo a mulheres vítimas de violência. | Foto: Débora Fogliatto

A emenda proposta por Luciana Genro que garantiu R$ 250 mil para o acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica em Porto Alegre começou a ser executada pelo governo com a assinatura do contrato com a OSC Atos 29. A verba será direcionada para o pagamento de 450 diárias por mês e é a única política pública neste sentido em todo o estado. 

MENSTRUAÇÃO SEM TABU

Com o veto de Bolsonaro ao projeto de lei que determinava a distribuição de absorventes para mulheres e meninas de baixa renda, intensificou-se a campanha pela aprovação dos dois projetos semelhantes de Luciana Genro no âmbito estadual. Um deles é voltado especificamente para as mulheres privadas de liberdade e prevê a distribuição e a possibilidade de confecção de absorventes de pano pelas próprias detentas. As propostas aguardam a votação do parecer na Comissão de Constituição e Justiça.

EMANCIPA MULHER

A Emancipa Mulher é o braço feminista e antirracista do Emancipa, ONG fundada por Luciana Genro que completou 10 anos em 2021. Neste ano, a Emancipa Mulher lançou o curso Lélia Gonzalez e iniciou o Doses Feministas, uma série de vídeos sobre temas ligados aos direitos das mulheres publicados pelo Instagram. A ONG também foi convidada a desfilar no carnaval da  Imperatriz Dona Leopoldina, cujo samba-enredo que será focado no combate à violência contra as mulheres. 

SEGURANÇA PARA MULHERES NO TREM

Após uma grave denúncia de assédio sexual dentro do Trensurb, Luciana Genro enviou ofício ao presidente da empresa propondo a adoção de vagões exclusivos para mulheres nos horários de pico e que os painéis publicitários das estações e dos próprios vagões sejam utilizados para a promoção de campanhas contra assédio, contendo também informações de como as pessoas procedem a denúncia.

APOIO À CASA MIRABAL

Lideranças da Mirabal foram ouvidas na Comissão de Direitos Humanos a pedido de Luciana Genro.
Lideranças da Mirabal foram ouvidas na Comissão de Direitos Humanos a pedido de Luciana Genro.

Luciana Genro vem apoiando a Mirabal desde sua criação e, neste ano, foi preciso muita luta quando a casa ficou sem luz. A Mirabal acolhe mulheres vítimas de violência, em um trabalho realizado pelo Movimento Olga Benário, e funciona sem o apoio do poder público, que dificulta a iniciativa ao invés de valorizá-la.