Foto: Giovani Ribeiro/Trensurb
Foto: Giovani Ribeiro/Trensurb

| Notícias

Após uma grave denúncia de assédio sexual dentro do Trensurb na última quarta-feira (11/02), a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) enviou ofício ao presidente da empresa propondo a adoção de vagões exclusivos para mulheres nos horários de pico.

O caso que motivou o pedido foi de um homem que ejaculou em uma mulher de 24 anos por volta das 6h, quando ela se dirigia ao trabalho no trem lotado, indo de Novo Hamburgo a Porto Alegre. A jovem formalizou a denúncia pela ouvidoria da Trensurb, por e-mail, mas não fez boletim de ocorrência por não saber a identidade do agressor.

Ao tomar conhecimento do caso, Luciana decidiu enviar o ofício à empresa, sugerindo a política dos chamados “vagões rosas”, que já é realidade em diversas cidades, como Rio de Janeiro, Brasília e Recife.

Ela observa, no documento, que apesar de já haver por parte das empresas ações de combate ao assédio, “não é suficiente a mera tipificação, mais essencial ainda é desenvolver políticas e mecanismos para prevenção, para que as mulheres tenham segurança em seus deslocamentos cotidianos”.

Leia a íntegra do documento: