Incêndio no prédio da SSP vitimou dois bombeiros e destruiu o edifício. | Foto: Rodrigo Ziebell/GVG
Incêndio no prédio da SSP vitimou dois bombeiros e destruiu o edifício. | Foto: Rodrigo Ziebell/GVG

| Assembleia Legislativa | Notícias

A Comissão de Representação Externa que busca acompanhar as investigações a respeito do incêndio na Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS) foi instalada nesta sexta-feira (20) na Assembleia Legislativa. Proposta pela deputada Luciana Genro (PSOL), que irá coordenar os trabalhos, a Comissão terá 30 dias para atuar e contará com cinco deputados de diferentes partidos. A primeira reunião ocorre na segunda-feira (23), às 14h30.

O incêndio ocorrido no dia 14 de julho no prédio da Secretaria causou a morte de dois bombeiros, o tenente Deroci Almeida e o sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós, vitimados pelo desabamento da estrutura do edifício. Na abertura da Comissão, Luciana Genro colocou que a iniciativa “é uma dívida que nós temos com eles e com suas famílias”. No último dia 11, a Assembleia concedeu a Medalha do Mérito Farroupilha póstuma aos dois bombeiros.

Comissão foi proposta por Luciana Genro, que será a coordenadora.

A deputada explicou que a Comissão pretende acompanhar as investigações da polícia e do governo em relação ao incêndio na SSP para que se possa entender os fatores que levaram os bombeiros a estarem lá dentro no momento do desabamento, o qual descreveu como “rápido e repentino”. O acolhimento às famílias do sargento e do tenente também será abordado, assim como a preocupação com a saúde mental dos colegas que trabalhavam com eles e que realizaram a busca pelos corpos, que durou uma semana.

“Também precisamos compreender se outros prédios do governo vivenciam situações semelhantes e se os bombeiros estão equipados suficientemente para agir nesse tipo de situação. A partir daí, queremos construir um relatório que contribua para que não tenhamos mais tragédias como essa e que as famílias dos bombeiros possam ser acolhidas, assim como as famílias de outros agentes de segurança que possam precisar. A Comissão também pode contribuir com projetos de lei voltados a evitar futuras tragédias e dar melhores condições de trabalho para os bombeiros”, afirmou Luciana Genro no lançamento da Comissão.

A Comissão de Representação Externa foi aprovada por 41 votos favoráveis e nenhum contrário pelo plenário da Casa na última terça-feira (17), após ser protocolada com 27 assinaturas. Luciana Genro agradeceu aos deputados que apoiam a proposta e aos que integram o grupo de trabalho, assim como ao advogado Conrado Klöckner, assessor jurídico de seu gabinete, e os engenheiros Gisele Domingues e Carlos Grassi, que voluntariamente irão auxiliar a Comissão. Além de Luciana, compõem a Comissão os deputados: Frederico Antunes (PP), Jeferson Fernandes (PT), Dirceu Franciscon (PTB) e Clair Kuhn (MDB).

Plano de trabalho da Comissão, que terá 30 dias para atuar.