Incêndio no prédio da SSP vitimou dois bombeiros e destruiu o edifício. | Foto: Rodrigo Ziebell/GVG
Incêndio no prédio da SSP vitimou dois bombeiros e destruiu o edifício. | Foto: Rodrigo Ziebell/GVG

| Corpo de Bombeiros | Serviço Público

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) está solicitando, nesta sexta-feira (16/07), a criação de uma Comissão de Representação Externa da Assembleia Legislativa para acompanhamento das investigações sobre o incêndio que devastou o prédio da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP). A parlamentar ainda apresentará um requerimento para que os familiares e colegas dos dois bombeiros desaparecidos no combate às chamas possam ser ouvidos pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, da qual é membro titular.

“Esta tragédia de grandes proporções precisa ser acompanhada de perto pelo Parlamento gaúcho. Queremos contribuir com todos os esforços no sentido de elucidar o que aconteceu e, principalmente, fortalecer e valorizar o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar, que sofre com déficit de efetivo e viaturas adequadas ao combate a incêndios em prédios altos”, disse Luciana Genro.

De acordo com informações divulgadas pela imprensa, os dois bombeiros desaparecidos são o tenente Deroci de Almeida da Costa, de 46 anos, e o sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós, de 51 anos. A deputada solicita que a Comissão de Direitos Humanos possa ouvir seus familiares e amigos no espaço dos Assuntos Gerais, em reunião no dia 4 de agosto, a primeira após o recesso parlamentar, que se inicia no dia 17 de julho.

“É muito importante que a Comissão de Direitos Humanos possa oferecer este acolhimento e este apoio institucional às famílias e aos colegas dos dois bombeiros desaparecidos. A prioridade máxima do estado deve estar focada em encontrá-los o mais rápido possível”, considera a deputada.

O requerimento de Comissão Externa apresentado por Luciana Genro necessita de 19 assinaturas de deputados, contando com a assinatura da autora, para que possa ingressar na ordem do dia e ser votado em plenário. A deputada informa que já está trabalhando na busca destes apoios junto aos parlamentares.