| Assembleia Legislativa | Notícias

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou nesta terça-feira (17), por 41 votos, a criação de uma Comissão Externa Representativa para acompanhar as investigações sobre o incêndio na Secretaria de Segurança Pública. O incêndio na SSP-RS, que vitimou dois bombeiros e deixou o prédio inteiramente destruído, completou um mês no último dia 14. A iniciativa foi da deputada Luciana Genro (PSOL), que será a coordenadora da nova comissão, a ser composta também por outros quatro deputados.

“Esta tragédia de grandes proporções precisa ser acompanhada de perto pelo Parlamento gaúcho. Queremos contribuir com todos os esforços no sentido de elucidar o que aconteceu e, principalmente, fortalecer e valorizar o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar, que sofre com déficit de efetivo e viaturas adequadas ao combate a incêndios em prédios altos”, disse Luciana Genro.

Dentre as questões que a deputada aponta que precisam ser respondidas está o fato do prédio ter desabado tão rapidamente, após uma hora e meia queimando. Em entrevista à GaúchaZH, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), coronel Cesar Bonfanti, afirmou não recordar de outro episódio ao longo de seus 30 anos de serviço em que um imóvel de tamanha magnitude tenha desabado com tanta rapidez. Foi justamente por não ser comum esse tipo de acontecimento em incêndios que os bombeiros entraram no prédio, o que acabou levando à morte de dois deles, soterrados após o desabamento.

No último dia 11, a Assembleia Legislativa homenageou com a Medalha do Mérito Farroupilha, a maior distinção do Parlamento gaúcho, o 1º tenente Deroci de Almeida da Costa e o 2º sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós, mortos no incêndio à Secretaria. A Polícia Civil investiga as causas do incêndio e um inquérito policial-militar foi aberto para apurar as duas mortes.