Luciana Genro com a categoria em ato dos trabalhadores.
Luciana Genro com a categoria em ato dos trabalhadores.

| Saúde

Os agentes comunitários de saúde (ACSs) de Porto Alegre devem voltar a receber o vale-alimentação, determinou a Justiça. A categoria, assim como os agentes de combate a endemias (ACEs), está em uma situação de insegurança desde que houve o encerramento das atividades do Imesf (Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família) e vem realizando diversas mobilizações para garantir seus direitos e a manutenção de seus empregos.

Raquel Trassante, do Sindisaúde, comemora o ganho judicial da categoria, que veio com muita luta. “Com certeza a mobilização dos trabalhadores e principalmente politica foi muito importante para esse resultado”, avalia. Daniele Galdino, da associação dos agentes de saúde, também celebrou a decisão. “A luta começa a dar frutos!”, comentou.

A deputada Luciana Genro (PSOL), juntamente com o vereador Roberto Robaina (PSOL), vem acompanhando o caso e participando das mobilizações realizadas pelo Sindisaúde, com a associação de agentes comunitários e os advogados que representam os trabalhadores. Tanto os ACEs quanto os ACSs tiveram o benefício cortado ano passado, em plena pandemia, mas os ACEs já haviam conseguido judicialmente o retorno do vale.

No início de junho, Luciana Genro, Roberto Robaina e o advogado Antônio Escosteguy Castro se reuniram com o procurador-geral de Porto Alegre, Roberto Silva da Rocha, sobre o assunto, pedindo auxílio da PGE para que os trabalhadores tivessem seus direitos assegurados. No último dia 17, o mandato da deputada realizou uma audiência pública sobre o assunto, reiterando a importância do retorno do vale-alimentação.

“Fizemos reuniões, articulamos iniciativas, realizamos protestos em frente à prefeitura e acima de tudo nunca desistimos desta luta. E agora finalmente estas famílias vão voltar a contar com o vale-alimentação a que têm direito. A luta e a mobilização sempre valem a pena. Mais vitórias virão!”, coloca Luciana Genro.