| Notícias | Saúde

Hoje é dia de valorizar ainda mais os trabalhadores e trabalhadoras da saúde. De lutar por investimentos do poder público em garantir um serviço de qualidade pelo SUS. Como coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Saúde, a deputada Luciana Genro (PSOL) trava lutas em parceria com os servidores e com o Sindisaúde – RS, que encaminha as principais demandas dos trabalhadores.

Primeiro semestre de mandato: atividades, projetos e muita luta

Algumas delas, como o atraso do salário, a falta de transparência dos repasses aos hospitais e municípios e as condições precárias de trabalho e estrutura em hospitais e instituições de saúde foram levadas para uma reunião com a secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, em maio. Outra das lutas apoiadas pela Frente Parlamentar e pelo mandato da deputada Luciana Genro é a contra as propostas de terceirização, que ameaçam os serviços de saúde e a qualidade dos serviços prestados.

Em julho, a Justiça decidiu que a tentativa de terceirizar a gestão das unidades de saúde da Bom Jesus e da Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, é um ato lesivo ao patrimônio público. Seguiremos na luta contra o plano das terceirizações que ameaçam os hospitais e em defesa da transparência dos recursos repassados pelo governo do Estado a hospitais e municípios. Saúde pública deve ser prioridade!