Decisão da Justiça barra terceirização da saúde em Porto Alegre
Decisão da Justiça barra terceirização da saúde em Porto Alegre

| Artigos da Luciana | Saúde

Por Luciana Genro

O projeto de terceirização do HPS pode estar com os dias contados. A Justiça decidiu que a tentativa de terceirizar a gestão de duas unidades de saúde em Porto Alegre era um “ato lesivo ao patrimônio público”. O prefeito Marchezan queria entregar os pronto atendimentos da Bom Jesus e da Lomba do Pinheiro a uma empresa que já enfrenta 79 representações no Ministério Público por questionamentos judiciais e trabalhistas.

Essa decisão é uma vitória para a saúde pública da cidade e seus trabalhadores. A terceirização faz mal à saúde. Os serviços pioram, as empresas descumprem os contratos e seus trabalhadores vivem em situação precária. O caminho passa pelo fortalecimento da saúde pública, com servidores concursados e capacitados para atender à população no SUS.

A prefeitura quer dar o mesmo destino ao HPS, terceirizando sua gestão e abrindo mão de administrar o principal pronto-socorro do Rio Grande do Sul. Na Câmara Municipal, o vereador Roberto Robaina, do PSOL, coordena a Frente Parlamentar em Defesa do HPS, que articula ações entre os servidores do hospital e a população para lutar contra essa tentativa de privatização. Na Assembleia Legislativa eu coordeno a Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores da Saúde. Quem quiser saber mais sobre essas iniciativas e ajudar nesta mobilização pode entrar em contato através do WhatsApp com a equipe do vereador (51-9939.2735) ou com a equipe do nosso mandato na Assembleia Legislativa (51-99116.4755).