Luciana Genro

Luciana Genro apoia Frente Parlamentar em defesa da UERGS

08 de maio de 2019 14h02
Deputada Luciana Genro é uma das signatárias da Frente Parlamentar em Defesa e Apoio da UERGS | Foto: Juliana Almeida

Neste contexto nacional de ataques à universidade pública é fundamental a defesa da UERGS, universidade estadual que está presente em 24 municípios do RS. A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) é signatária e participou da instalação da Frente Parlamentar em Defesa e Apoio da UERGS, nesta quarta, na Assembleia Legislativa.

Dezenas de estudantes, professores e funcionários lotaram o salão Júlio de Castilhos. O reitor Leonardo Beroldt e o professor Luciano Andreatta Carvalho da Costa apresentaram as demandas da UERGS, que incluem a liberação de R$ 2,5 milhões da Consulta Popular para quatro unidades da universidade e a nomeação dos direitores regionais eleitos em 2018 para a continuidade do serviço de ensino superior gratuito e que qualidade no RS.

A UERGS está entre as 10 melhores universidades do Estado e entre as 250 melhores dos países dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Hoje a UERGS tem 6 mil alunos e enfrenta problemas de estrutura e de cortes nos investimentos que prejudicam especialmente as bolsas de pesquisa para os alunos.

Em fevereiro, a deputada Luciana Genro já havia recebido o presidente do DCE da universidade, Ederson Ferreira, e a presidente da Associação dos Servidores, Rubia Nichelle, também presentes nesta quarta no Parlamento gaúcho.

O mandato de Luciana Genro atua na defesa da UERGS e da educação pública gratuita e de qualidade!