WhatsApp Image 2019-04-26 at 14.59.35
WhatsApp Image 2019-04-26 at 14.59.35

| Educação
Deputada Luciana Genro cobrou representantes do Estado também sobre verba do BIRD destinada para as escolas | Foto: Juliana Almeida

A Comissão de Educação cobrou e deu prazo de uma semana para que o governo do Estado responda sobre o atraso de obras em escolas estaduais do Rio Grande do Sul, cujos problemas foram apresentados durante a audiência pública promovida pela Comissão nesta sexta-feira (26/04), no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

A deputada estadual Luciana Genro, do PSOL, titular da Comissão cobrou ainda do Estado a garantia de resposta e bom atendimento às direções que buscam informações sobre os processos de suas obras, além de contratar mais funcionários como engenheiros e arquitetos para a realização das obras. Esta última demanda também será formalizada ao governo.

“É um desperdício de dinheiro público absolutamente inaceitável para as escolas. Os professores e os alunos precisam conviver com obras que não terminam nunca, prejudicando o trabalho de aprendizagem nas aulas. Recebi dezenas de mensagens com os problemas das escolas, e aqui ouvimos as diretoras e as professoras angustiadas com a falta de comunicação e resposta do Estado e das coordenadorias”, destacou Luciana Genro.

Pelo menos duas dezenas de direções e professores de escolas expuseram problemas durante a reunião, que teve a participação de Carlos Ávila, da Secretaria Estadual de Educação, de Roberta Campani, do departamento de obras da Secretaria Estadual de Obras e Habitação, Ricardo Todeschini, da Coordenadoria Estadual de Obras.

Diretoras e professores de escolas de pelo menos 10 cidades expuseram suas demandas | Foto: Juliana Almeida

Diretoras e professoras de escolas de Porto Alegre, Viamão, Taquara, Novo Hamburgo, Não-Me-Toque, Santo Antônio da Patrulha, Vacaria, Parobé, Lajeado, São Sebastião do Caí e de Nova Santa Rita apresentaram suas demandas. Falta de refeitório e quadras cobertas, muros inacabados, ginásios precários, telhas quebradas, falta de infraestrutura em banheiros, problema na fiação elétrica, violência no entorno das escolas e dificuldade de acesso aos colégios foram alguns dos problemas relatados.

Um dos diversos problemas comuns a diferentes escolas foram a falta de planos de prevenção contra incêndios (PPCIs), detalhamento solicitado pela deputada Luciana Genro ao secretário Estadual da pasta, Faisal Karam na primeira reunião da Comissão de Educação , em 19 de fevereiro. O outro foi a demanda relacionada a verbas do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), cujo prazo final para a realização das obras é 31 de maio e o valor total é de R$ 25 milhões.

Em casos como o da escola estadual João Barbosa, em Viamão, a verba está parada há dois anos sem a escola poder utilizá-la. Após questionados pela deputada Luciana Genro sobre a perda dos recursos do BIRD, os representantes do Estado garantiram que os recursos não serão perdidos e serão aplicados nas escolas, com o estudo e desenvolvimento dos projetos.

“Queremos que a Comissão de Educação seja uma trincheira de luta em defesa da melhoria da educação no nosso Estado. E será uma ferramenta de pressão para exigir respostas às escolas”, finalizou a deputada Luciana Genro.