Embora atue em outras áreas, o eixo do Emancipa é a oferta de um cursinho preparatório para o vestibular e ENEM para jovens e adultos de baixa renda.
Embora atue em outras áreas, o eixo do Emancipa é a oferta de um cursinho preparatório para o vestibular e ENEM para jovens e adultos de baixa renda.

| Educação

Nesta segunda-feira (8) aconteceu a aula inaugural do Emancipa no Centro Histórico de Porto Alegre. A deputada Luciana Genro, fundadora e presidente da ONG, esteve presente dando as boas vindas aos estudantes. O Emancipa é um movimento nacional de educação popular fundado em 2011 no Rio Grande do Sul, por Luciana junto com outros professores e professoras que já atuavam na Educação Popular. O eixo do Emancipa é a oferta de um cursinho preparatório para o vestibular e ENEM para jovens e adultos de baixa renda, mas a ONG também conta com a Emancipa Mulher, escola de formação feminista e antirracista e o Emancipa Comunidades, que faz trabalho social nas periferias.

“Somos mais que um cursinho, somos um movimento de educação popular. Lutamos em defesa da educação pública e convidamos nosso alunos e alunas a se somar nesta luta, além de oferecer aulas de qualidade para enfrentar o ENEM”, pontuou Luciana Genro durante o discurso de abertura.

Rodrigo Nickel, coordenador do Emancipa, destacou a importância de oferecer um curso que proporcione o suporte necessário para aqueles que trabalham e possuem outros afazeres além de estudar.

A ex-aluna do Emancipa, Jeniffer Chavez Alvarez, mãe de duas meninas, relatou que não acreditava ser possível trabalhar, cuidar das filhas e ainda estudar, mas os professores e colegas do curso ofereceram auxílio e apoio, permitindo que ela levasse as filhas para aula, se disponibilizando para entreter elas enquanto Jeniffer estudava. Graças a esse movimento coletivo, Jeniffer se tornou, neste ano, aluna do curso de Medicina na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), após 2 anos de Emancipa.

O Emancipa já ajudou centenas de estudantes a ingressar na universidade através do Sisu, ProUni e pelo vestibular da UFRGS.

A aula inaugural, que serve como uma apresentação do Emancipa para os alunos, teve também a participação da Coordenadora do Emancipa Mulher, Carla Zanella, e de Fran Rodrigues, que também atua na assessoria jurídica do Emancipa Mulher.

O Emancipa realiza projetos de educação popular em Bagé, Cachoeirinha, Canoas, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, Pelotas e Viamão, além de POA.

Em Porto Alegre, as aulas do cursinho popular acontecem no Centro e no bairro Santa Rosa de Lima, na Zona Norte da Capital. Mais informações sobre como ajudar e como se matricular nas próximas edições podem ser obtidas através do Whatsapp (51) 99535-2802.

A educação tem sido uma pauta presente nos mandatos de Luciana Genro ao longo dos anos. A parlamentar é autora do projeto de lei que permite que as entidades que oferecem cursos pré-universitários populares, sem fins lucrativos e gratuitos, que não disponham de local próprio para ministrar aulas, obtenham a cessão gratuita dos espaços físicos inutilizados em escolas estaduais para realizar suas atividades.

A parlamentar também é autora do PL que institui, no âmbito do sistema estadual de ensino, o “Programa Escola sem Censura”, que garante aos educadores e estudantes a livre manifestação do saber e do conhecimento. Além disso, ao todo, como deputada estadual, já R$350 mil em emendas parlamentares para a educação no estado.