img_0468.jpg
img_0468.jpg

| Emancipa Mulher | mulheres

A aula do curso Laudelina Campos Melo, da Emancipa Mulher, deste sábado foi especial com a exibição do documentário “Chega de fiu-fiu”. O filme produzido pelo coletivo Think Olga propõe uma discussão sobre assédio, estupros e como são as violências que as mulheres enfrentam em espaços públicos vazios, à noite, e também no uso do transporte coletivo.

– Nós queremos contribuir pra essa luta coletiva das mulheres. Nós vemos como é a demanda por essa discussão com as atividades que levamos para o interior e queremos que mais mulheres se unam para enfrentar o machismo, o assédio e as violências – frisou Luciana Genro, presente no início da sessão.

A Emancipa Mulher existe desde 2017 e é o viés feminista e antirracista da Emancipa, ong de educação popular fundada em 2011 por Luciana Genro. A Emancipa foi criada com o intuito de ser uma ferramenta de combate à violência contra as mulheres, contra o machismo e na emancipação e apoio à luta coletiva de mais mulheres. Neste ano, a Emancipa já promoveu debates e encontros em Santa Maria, Pelotas, Novo Hamburgo, Canoas, Erechim, Passo Fundo, Bagé e Imbé.

Os próximos projetos da Emancipa Mulher, coordenada por Joanna Burigo e Carla Zanella, englobam a formação de novas multiplicadoras, para que os cursos sejam desenvolvidos e extendidos a bairros, comunidades e mais cidades do RS.

O curso Laudelina Campos Melo foi batizado em homenagem a mulher que fundou o primeiro sindicato e a primeira associação das domésticas, em Campinas, em 1936.

A segunda edição do Laudelina começou em junho e segue com inscrições abertas. O curso inclui aulas e atividades práticas sobre o histórico dos movimentos de mulheres e negros, ondas feministas, mercado de trabalho, controle de corpos, masculinidades e saúde.

Quem tiver interesse em participar do curso e levar as atividades da Emancipa Mulher gratuitamente para a sua cidade pode entrar em contato pelo e-mail emancipamulher@gmail.com ou pela página no Facebook.