Luciana Genro

Feminismo pauta debate em Novo Hamburgo

04 de julho de 2018 15h19

Matéria originalmente publicada na Revista Expansão em 02/07/2018.

A Emancipa Mulher, escola de formação feminista e antirracista, vai promover nesta terça-feira, 3, o painel Feminismo em Debate, na Sociedade Cruzeiro do Sul, em Novo Hamburgo. O evento ocorrerá a partir das 18h30, com entrada franca por ordem de chegada.

A atividade é uma parceria do Emancipa, cursinho popular preparatório para o vestibular criado em 2007, e da Emancipa Mulher, braço feminista da rede. O evento contará com a presença de três painelistas: Luciana Genro, Joanna Burigo e Carla Zanella. Barbara Hoelscher, que teve metade do corpo queimado pelo ex-namorado em Lindolfo Collor, também participará da atividade.

Neste ano, Canoas, Santa Maria e Bagé já receberam os debates da série Feminismo em debate.

O principal curso da Emancipa, criado no ano passado em Porto Alegre, foi batizado de Laudelina de Campos Melo, em homenagem a Laudelina, mulher que fundou o primeiro sindicato e a primeira associação das domésticas, em Campinas, em 1936.

A segunda edição do Laudelina começou em junho e segue com inscrições abertas. O curso inclui aulas e atividades práticas sobre o histórico dos movimentos de mulheres e negros, ondas feministas, mercado de trabalho, controle de corpos, masculinidades e saúde.

As participantes

Luciana Genro
Fundadora e atual presidente do Emancipa e da Emancipa Mulher. Advogada especialista em Direito Penal e mestre em Filosofia do Direito pela USP, foi deputada estadual e federal. É membro da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/RS.

Joanna Burigo
Coordenadora da Emancipa Mulher e fundadora da Casa da Mãe Joanna, experimento feminista de educação e comunicação sobre gênero. Co-fundadora do Guerreiras Project e Gender Hub, vem se dedicando a empreendimentos feministas desde que completou seu mestrado em Gênero Mídia e Cultura pela London School of Economics.

Carla Zanella
Cientista Social e graduanda em Direito. Militante anticapitalista, feminista e antirracista. Ativista do Coletivo Juntas e Juntos Negras e Negros.

Serviço

O quê: Feminismo em Debate – Novo Hamburgo
Quando: 3/7, a partir das 18h30
Onde: Sociedade Cruzeiro do Sul, Rua Oswaldo Cruz, 96, bairro Primavera, Novo Hamburgo
Quanto: Entrada franca (por ordem de chegada)