coletiva
coletiva

| Gestão Pública

Estudantes do curso de Saúde Coletiva da UFRGS demonstraram preocupação com a falta de servidores técnicos na gestão da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre e fizeram um apelo à candidata Luciana Genro pela inclusão de sanitaristas nas equipes. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (17/08) e contou com a participação do candidato a vereador pelo PSOL, o médico Dr. Marcelo Rocha.

Unknown2

Luciana e Dr. Marcelo ouviu acadêmicos e apresentou projeto para a área da saúde | Foto: Alvaro Andrade/PSOL

Sanitaristas são os profissionais que pensam na gestão e no desenvolvimento de projetos e ações na área da saúde, identificando necessidades e desenvolvendo estratégias de saúde pública. Atuam na retaguarda e não na “ponta” do sistema. No entanto, os acadêmicos relataram grande dificuldade de inserção profissional e baixo aproveitamento pelos órgãos de saúde pública. De acordo com o grupo, por enquanto a atuação se limita a estágios, não havendo previsão de concurso público específico para a carreira na prefeitura de Porto Alegre.

Conheça nossas propostas para área da saúde

A candidata Luciana Genro ouviu o grupo e explicou que um dos eixos prioritários do plano de governo do PSOL é o corte de 70% dos cargos de confiança para preenchimento de vagas com profissionais especialistas em suas áreas de atuação. “A gestão dos programas não pode estar a cargo de partidos, afinal os partidos passam, mas os projetos precisam seguir. Faremos concursos para termos profissionais do serviço publico, não dos partidos”.

Demandas foram recebidas em encontro no comitê do PSOL | Foto: Alvaro Andrade/PSOL

Demandas foram recebidas em encontro no comitê do PSOL | Foto: Alvaro Andrade/PSOL

O candidato a vereador Dr. Marcelo Rocha solicitou que o grupo formalize uma proposta de atuação na saúde de Porto Alegre, sugerindo espaços onde os profissionais possam atuar. “Construímos esse programa a muitas mãos qualificadas, mas queremos agregar. Acredito que no núcleo de gestão da secretaria da Saúde vocês seriam fundamentais”, explicou.

O grupo se comprometeu com a elaboração de uma proposta que será encaminhada nos próximos dias.