Luciana Genro na reunião para debater a situação das enchentes no RS.
Luciana Genro na reunião para debater a situação das enchentes no RS.

Após o temporal que atingiu o Rio Grande do Sul nessa semana e causou diversas enchentes e alagamentos nas cidades, o Presidente da Assembleia Legislativa convocou uma reunião com o Governo, a Casa Civil e a Defesa Civil para apresentar a situação da enchente no estado. A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) esteve presente na reunião que aconteceu nesta quarta-feira (06) na Sala da Presidência.

Durante a reunião, representantes do Governo e da Defesa Civil detalharam a situação atual dos principais municípios afetados, reforçando que os levantamentos dos prejuízos materiais ainda estão sendo feitos, assim como as buscas por pessoas desaparecidas seguem em andamento, ao todo foram 76 cidades afetadas. Devido a esse cenário trágico em que o Rio Grande do Sul se encontra, o Governador suspendeu o desfile de 7 de setembro e decretou estado de calamidade pública no RS.

Luciana Genro reforçou a importância das doações para auxiliar as vítimas dessa tragédia, “agora o essencial é amparar as pessoas que perderam tudo e estão necessitando de doações de alimento, roupas e até mesmo água, é uma situação muito triste e precisamos nos unir para oferecer toda a assistência possível”, destacou. A Assembleia Legislativa vai destinar R$ 20 milhões do seu orçamento para o Poder Executivo, para auxiliar nesses esforços. Até o momento já são 31 vítimas mortas no ciclone extratropical e mais de 200 seguem desaparecidas, além disso mais de 3 mil pessoas estão desalojadas, a Defesa Civil manteve o alerta de inundação para os Rios Taquari e Caí, já que a previsão é de novas chuvas, a orientação é para que as famílias que residem próximo das margens deixem os locais. Os munícipios mais afetados foram Muçum, Passo Fundo, Estrela, Lajeado e Roca Sales.

Quer ajudar? Alguns locais que recebem doações, divulgados pela Defesa Civil:

Central de doações da Defesa Civil, das 9h às 15h (Avenida Borges de Medeiros, 1.501 – Porto Alegre);
Palácio Piratini;
Quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar;
Sedes das prefeituras;
Todas as agências do Banrisul no Rio Grande do Sul;
Demais pontos de coleta da campanha do agasalho do Estado.