Estudantes do curso de Saúde Coletiva da UFRGS demonstraram preocupação com a falta de servidores técnicos na gestão da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre e fizeram um apelo à candidata Luciana Genro pela inclusão de sanitaristas nas equipes. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (17/08) e contou com a participação do candidato a vereador pelo PSOL, o médico Dr. Marcelo Rocha.
Sanitaristas são os profissionais que pensam na gestão e no desenvolvimento de projetos e ações na área da saúde, identificando necessidades e desenvolvendo estratégias de saúde pública. Atuam na retaguarda e não na “ponta” do sistema. No entanto, os acadêmicos relataram grande dificuldade de inserção profissional e baixo aproveitamento pelos órgãos de saúde pública. De acordo com o grupo, por enquanto a atuação se limita a estágios, não havendo previsão de concurso público específico para a carreira na prefeitura de Porto Alegre.
Conheça nossas propostas para área da saúde
A candidata Luciana Genro ouviu o grupo e explicou que um dos eixos prioritários do plano de governo do PSOL é o corte de 70% dos cargos de confiança para preenchimento de vagas com profissionais especialistas em suas áreas de atuação. “A gestão dos programas não pode estar a cargo de partidos, afinal os partidos passam, mas os projetos precisam seguir. Faremos concursos para termos profissionais do serviço publico, não dos partidos”.
O candidato a vereador Dr. Marcelo Rocha solicitou que o grupo formalize uma proposta de atuação na saúde de Porto Alegre, sugerindo espaços onde os profissionais possam atuar. “Construímos esse programa a muitas mãos qualificadas, mas queremos agregar. Acredito que no núcleo de gestão da secretaria da Saúde vocês seriam fundamentais”, explicou.
O grupo se comprometeu com a elaboração de uma proposta que será encaminhada nos próximos dias.