Luciana Genro

Luciana Genro é a mais citada pelas redes sociais durante o debate da Rádio Gaúcha

16 de agosto de 2016 12h16
Luciana Genro foi mais mencionada que os demais candidatos e que a Rádio Gaúcha nas redes sociais durante o primeiro debate eleitoral.

Luciana Genro foi mais mencionada que os demais candidatos e que a Rádio Gaúcha nas redes sociais durante o primeiro debate eleitoral.

Na manhã desta terça-feira (16/08) aconteceu o primeiro debate entre os candidatos à prefeitura de Porto Alegre, promovido pela Rádio Gaúcha. Luciana Genro, do PSOL, foi o nome mais citado pelos internautas nas redes sociais.

Luciana apresenta propostas concretas no primeiro debate entre candidatos

Ao longo do debate, foram publicados 2.871 tuítes com a hashtag #DebateNaGaúcha, utilizada oficialmente pela rádio, e 2.052 tuítes com a hashtag #LucianaPrefeita, difundida a partir da candidatura de Luciana Genro. As duas hashtags figuraram na lista de assuntos mais comentados no Twitter em Porto Alegre e no Brasil.

Na imagem acima, é possível verificar na prática a liderança de Luciana Genro nas redes sociais. Os polos amarelo e laranja expressam as redes que manifestaram apoio a Luciana e ao PSOL. Eles representam a maioria das citações feitas no Twitter durante o debate, com cerca de 40% dos usuários.

As hashtags mais citadas no Twitter foram #DebateNaGaúcha e #LucianaPrefeita

As hashtags mais citadas no Twitter foram #DebateNaGaúcha e #LucianaPrefeita

Em segundo lugar estão os polos roxo e cinza, vinculados à Rádio Gaúcha, com 34,40% dos perfis. Os demais candidatos, juntos, não somam 20% das menções no Twitter.

O perfil de Luciana no Twitter, @lucianagenro, foi o mais replicado dentre os que usaram a hashtag #DebateNaGaúcha, com 405 retuítes. Em segundo lugar ficou a repórter da Zero Hora, Débora Cadematori, com 89 retuítes.

Os dados foram compilados pela equipe de comunicação de Luciana Genro. “Somos a candidatura com a presença mais forte nas redes e isso se expressou já no primeiro debate eleitoral. Nossa campanha é construída a muitas mãos, a partir da mobilização e do envolvimento da cidadania nas ruas e nas redes”, disse Tiago Madeira, coordenador de Redes Sociais da campanha de Luciana Genro.