No próximo dia 3/8, às 19 horas, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) participa do II Encontro Internacional Leon Trotski. O evento contará com uma conferência de abertura, três mesas redondas com convidadas/os e dez simpósios temáticos com apresentações de comunicações sobre temas diversos relacionados a Trotsky e ao trotskismo. 

Luciana Genro vai compor a primeira mesa redonda do evento, que contará ainda com Diana Assunção (MRT), Michael Löwy (QI-SU) e Vera Lúcia (PSTU), com a mediação de Vinícius Souza. A deputada entende que a Revolução Russa, conquistada a partir da reivindicação por “Paz, Terra e Pão”, foi uma vitória da classe trabalhadora e demonstrou que a luta socialista está conectada às necessidades básicas da população.

“Foi a luta de classes que se deu pelas reivindicações mais básicas do povo, em que os bolcheviques conquistaram a maioria nos sovietes e tomaram o poder. Hoje a agenda de lutas da classe trabalhadora também se pauta em direitos básicos, como a falta de vacinas, o desemprego, a fome e os altos preços de itens de sobrevivência, influenciados diretamente pelo crescimento da extrema direita no mundo,” disse, completando que a tarefa da esquerda revolucionária segue sendo a construção da luta pela emancipação e a necessidade da organização autônoma da classe trabalhadora. 

Um dos organizadores do evento, o comunista cubano Frank Hernandez, encontra-se em prisão domiciliar por criticar o governo e o evento reivindica sua anistia e de seus companheiros. 

Todas as atividades serão transmitidas ao vivo e com espaço para debate com o público, através da caixa de comentários do canal do evento no Youtube. Logo após a transmissão ao vivo, as atividades ficarão disponíveis na íntegra.  

PROGRAMAÇÃO COMPLETA: 

Dia 2/8 
 
Simpósio Temático 1, 10 às 12h 
Simpósio Temático 2, 14 às 16h 
Conferência de Abertura, 19 às 21:30h – “Da Comuna de Paris à Trótski”, com Ântonio Rago Filho (PUC SP) 
 
Dia 3/8
 
Simpósio Temático 3, 10 às 12h 
Simpósio Temático 4, 14 às 16h 
Mesa Redonda 1, 19 às 21:30h – “Trotskismo Hoje, com Diana Assunção (MRT), Luciana Genro (MES/PSOL), Michael Löwy (QI-SU), Vera Lúcia (PSTU) e mediação de Vinícius Souza 

Dia 4/8
 
Simpósio Temático 5, 10 às 12h 
Simpósio Temático 6, 14 às 16h 
Mesa Redonda 2, 19 às 21:30h – “Stalinismo e neostalinismo”, com Felipe Demier (Resistência/PSOL), Robério Paulino (PSOL), Sean Purdy (PSOL) e mediação de Seiji Seron 

Dia 5/8 
 
Simpósio Temático 7, 10 às 12h 
Simpósio Temático 8, 14 às 16h 
Mesa Redonda 3, 19 às 21:30h – “A História do Trotskismo”, com José Castilho de Marques Neto (FCL-Unesp), Mercedes Petit (Izquierda Socialista, Argentina / UIT-CI), Serge Goulart (Esquerda Marxista/PSOL) e mediação de Marcio Lauria Monteiro 

Dia 6/8
 
Simpósio Temático 9, 10 às 12h 
Simpósio Temático 10, 14 às 16h