Foto: Christiano-Ercolani
Foto: Christiano-Ercolani

| Espaços Públicos

Os moradores da cidade de Cachoeirinha têm procurado o mandato da deputada estadual Luciana Genro (PSOL), através do assessor e Presidente do PSOL Cachoeirinha, Lucas Cardoso, para denunciar a situação da Praça do Ecoturismo Leonel Brizola. Inaugurada em 2019, a praça tinha o objetivo de ser um espaço de lazer para toda a comunidade, com quiosques, esplanada com vista para o Rio Gravataí, áreas de convivência, bicicletário, iluminação, bancos de concreto e banheiros.

Entretanto, os moradores relataram que a estrutura onde originalmente funcionava a Sede Administrativa e os banheiros encontram-se em total estado de abandono, impossibilitando o uso pela população. “É muito preocupante essa situação, porque a praça deveria ser um espaço de lazer para a comunidade, e não um gerador de transtornos”, pontuou Luciana Genro.

A deputada enviou um ofício para a Prefeitura de Cachoeirinha questionando se há uma previsão de reforma do prédio e retomada do funcionamento. Além disso, a parlamentar busca entender se a Prefeitura pretende reformar o espaço para apresentações, já que quando a praça foi inaugurada a informação era que o palco, que faz parte do edifício, seria utilizado para essa finalidade.

“É muito importante que essa estrutura seja revitalizada e aberta a população, pois as áreas de lazer na cidade não são muitas e as que têm precisam estar totalmente capacitadas e equipadas para que a população possa usufruir dos espaços público da cidade, além de que, no palco muitas iniciativas culturais poderiam acontecer”, destacou o Presidente do PSOL Cachoeirinha.

Mandato presente em Cachoeirinha

Ainda este ano, Luciana Genro, enviou outro ofício cobrando a Prefeitura sobre a situação de completo abandono da praça localizada na esquina da rua Salinas e Avenida Atlântica, que também está com uma estrutura precária, que impede a utilização pelos moradores.

A parlamentar também denunciou a situação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Natálio Schlain, quando, além de oficiar a Secretaria Municipal de Educação, levou o assunto para a Assembleia Legislativa. Após isso, as obras na escola foram iniciadas, reformando as estruturas que estavam danificadas.

No próximo ano, a deputada vai destinar uma emenda de R$ 100 mil para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS 2 – Adulto), que atende adultos com transtornos graves e severos, oferecendo serviços de terapia ocupacional, terapia individual e em grupo, assistência social, além de contar com psicólogos, psiquiatras, técnicos de enfermagem e enfermeiras. Luciana Genro também cobrou o Governo sobre a falta de tomógrafo na cidade.