Vale do Taquari foi uma das regiões mais atingidas pelos temporais - Foto: Maurício Tonetto/Secom
Vale do Taquari foi uma das regiões mais atingidas pelos temporais - Foto: Maurício Tonetto/Secom

| Habitação

Diante da tragédia que deixou milhares de pessoas desabrigadas e desalojadas no Rio Grande do Sul, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) buscou o Banrisul para pedir que os empréstimos consignados de servidores afetados pelas enchentes sejam prorrogados.

A proposta, que tem como precedente uma medida que o banco já tomou durante a pandemia, é de que os afetados pelas enchentes possam se focar em reconstruir suas vidas sem precisar ainda arcar com os custos dos empréstimos enquanto isso.

“Sabemos que cidades inteiras foram devastadas. São pessoas que perderam tanto suas casas e pertences como também, em muitos casos, seus locais de trabalho. Isso significa que ainda pode demorar para que consigam recuperar uma estabilidade financeira”, aponta Luciana Genro.

De acordo com dados da Defesa Civil, divulgados na última segunda-feira (11), o número de desabrigados (pessoas que necessitam de abrigo público) era de 4.794, enquanto o de desalojados (pessoas que estão em outras residências) chegou a 20.490.

Leia o pedido na íntegra: