Foto: Paulo Garcia/ ALRS
Foto: Paulo Garcia/ ALRS

| Gestão Pública | Mobilidade Urbana

Nesta sexta-feira (14/07), a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) oficiou o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), com o objetivo de questionar se a rota Capão da Canoa – Cornélius – Terra de Areia, realizada pela empresa Torrescar, foi ou não extinta e quais foram as razões para essa decisão.

Os moradores da Vila Cornélios, localizada em Terra de Areia, procuraram a deputada para informar que a linha tinha sido descontinuada, o que prejudica completamente a comunidade. O circuito costumava funcionar três vezes por dia e não estava disponível aos domingos e feriados, um formato que já não era suficiente para atender as demandas da população, dependente desse serviço.

Segundo os relatos, a região é extremamente precária, sendo a população em sua maioria de baixa renda. “É uma vila de pescadores onde os moradores dependem desse transporte para trabalhar, acessar serviços de saúde e comprar alimentos. Ou seja, a existência da linha é fundamental para que eles possam viver com dignidade”, cobrou a deputada.

Eles relatam que, com o fim da linha, estão isolados da população, algo inaceitável. Além de pedir explicações, Luciana Genro também solicitou que medidas sejam tomadas para garantir o acesso dessa população ao transporte, sugerindo também que seja realizada uma extensão da grade de horários existentes anteriormente.