Luciana Genro participou de reunião na prefeitura.
Luciana Genro participou de reunião na prefeitura.

| Saúde

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) participou, nesta terça-feira (16/11), de uma reunião na prefeitura de Porto Alegre a respeito da situação do IMESF, o Instituto Municipal de Saúde da Família. Juntamente com a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL), Luciana defendeu a manutenção dos serviços prestados e o fim das demissões aos trabalhadores do instituto. Também estiveram presentes representantes dos funcionários, do Sindisaúde e vereadores.

O vereador Roberto Robaina, líder do PSOL na Câmara, tem atuado na defesa dos trabalhadores do IMESF. Ele apresentou a proposta de criação de uma empresa pública municipal para absorver os funcionários e garantir a manutenção dos serviços. “Os agentes comunitários de saúde estão entre os mais atingidos pela política do governo de acabar com o instituto. É uma categoria que realiza o atendimento nas comunidades mais precárias e que já recebe salários muito baixos, ficaram muito tempo sem receber vale alimentação e estão sendo demitidos”, cobrou Luciana Genro.

O Sindisaúde – RS denuncia que o governo quer demitir mais 158 trabalhadores da saúde na pandemia. “Não podemos permitir que isso aconteça. A mobilização dos trabalhadores é essencial para que a luta em defesa do IMESF continue”, assegura a deputada.

Na reunião desta terça, o prefeito garantiu que não irá solicitar a votação do projeto de lei que, se for aprovado, resultará na extinção do IMESF. Trata-se do PLE 031/2020. A proposta segue tramitando na Câmara, contudo, pois Melo não se comprometeu em retirá-la.

Veja mais fotos da reunião e do ato realizado pelos trabalhadores