Trabalhadores estão há um ano sem receber vale-alimentação.
Trabalhadores estão há um ano sem receber vale-alimentação.

| Saúde

Dezenas de agentes comunitários de saúde (ACS) realizaram um protesto na manhã desta quarta-feira (19/05) em frente à prefeitura de Porto Alegre. O ato contou com a presença e o apoio da deputada estadual Luciana Genro e do vereador Roberto Robaina (PSOL).

Deputada Luciana Genro e vereador Roberto Robaina estiveram presentes em apoio aos trabalhadores.

Os trabalhadores reivindicam o pagamento do vale-alimentação, que foi retirado ainda no governo Marchezan. Os agentes comunitários de endemias, uma categoria semelhante, também haviam tido seu vale-alimentação retirado mas já conseguiram recuperar este direito na Justiça. Os agentes comunitários de saúde, entretanto, seguem sem receber o benefício.

“É uma luta por um direito básico em uma situação muito difícil, que é a pandemia. Conseguimos uma audiência com o governo e vamos seguir fortalecendo esta mobilização até que os trabalhadores tenham seus direitos garantidos. Valorizar os agentes comunitários de saúde é defender o SUS e toda a rede de atenção básica em saúde”, disse a deputada Luciana Genro.

O vereador Roberto Robaina destaca que “não pagar vale-alimentação para quem trabalha na ponta da assistência em plena crise sanitária é cruel”. Ele aposta no fortalecimento da mobilização destes trabalhadores para a garantia de seus direitos. “Ainda tem muita luta pela frente. Confio que as agentes a levem adiante. Hoje, se autoconvocaram para a luta, mesmo sem sindicato. Se auto-organizaram e não arredaram pé da frente da prefeitura e não permitiram que lhes fechassem a porta na cara. Seguiremos apoiando”, disse.

Confira mais fotos do protesto