| Emancipa

O cursinho popular pré-universitário Emancipa, fundado pela deputada estadual Luciana Genro (PSOL) em 2011, realizou nesta sexta-feira (23), quando é comemorado o Dia do Livro, uma ação solidária de doação de livros e materiais didáticos voltados para preparação para o Enem e vestibulares. A iniciativa ocorreu na Praça da Alfândega, no Centro de Porto Alegre, e contou com a presença de Luciana Genro.

Os livros foram colocados em uma lona no chão e separados por área do conhecimento. A receptividade ao evento foi muito positiva, conforme relata Rodrigo Nickel, que integra a coordenação do Emancipa. Durante a tarde, era possível perceber um grande número de pessoas passando e se interessando pelos livros, parando para folhear, perguntando sobre e levando para casa.

“Fomos surpreendidos positivamente. Esse é um evento teste, então não sabíamos o que esperar, mas assim que a gente armou os livros, o pessoal já veio espontaneamente”, comemora ele. A partir do sucesso dessa primeira iniciativa, o Emancipa já pensa em realizar mais eventos do tipo, no interior e em outros pontos da cidade. Em Porto Alegre, o Emancipa Restinga e o Emancipa Santa Rosa de Lima também vêm realizando diversas ações de solidariedade durante a pandemia.

As deputadas Luciana Genro, Fernanda Melchionna e a militante do PSOL Natasha Ferreira durante a ação.

Rodrigo reflete que o sucesso da ação também “desmascara a grande mentira de que as pessoas não querem estudar, que não têm vontade. O que falta mesmo é oportunidade, condições”. Luciana Genro também destacou a importância do evento neste sentido. “É importante marcar o Dia do Livro como um dia que as pessoas tenham acesso à leitura, porque a política do governo federal é de dificultar, ainda mais, o acesso, aumentando o imposto sobre o livro”, apontou a deputada.

O Emancipa, que continua com as aulas ativas de forma online durante a pandemia, também busca contribuir para que os estudantes tenham acesso à leitura e materiais didáticos enquanto estudam de casa. “O Emancipa tem uma política de popularizar a educação e a leitura. A leitura é um elemento fundamental da educação e da vida”, colocou Luciana Genro.

Confira mais fotos: