| Emancipa | Notícias

Para comemorar o Dia do Livro, nesta sexta-feira (23), o Emancipa irá distribuir livros didáticos e materiais escolares de forma gratuita para estudantes interessados em garantir uma vaga em instituições de nível superior. A ação também marca o início do ano letivo de 2021 do Emancipa, cursinho popular pré-universitário fundado em 2011 pela deputada estadual Luciana Genro (PSOL). A distribuição irá ocorrer na Praça da Alfândega, no centro de Porto Alegre, das 15h às 18h, com a presença de Luciana.

Rodrigo Nickel, que integra a coordenação do Emancipa, explica que a ação foi pensada como forma de retomar o ano letivo, considerando as dificuldades que o cursinho vem enfrentando com a pandemia, e também para distribuir o material didático que a instituição acumulou desde o ano passado. “Recebemos muito material e a gente sempre distribuía para os estudantes no início dos anos letivos. Ano passado não foi possível e acumulou muito material na sede no Centro. Então decidimos fazer essa ação, que já provoca um contato com os estudantes e contribui com eles para poder estudar em casa”, coloca Rodrigo.

O Emancipa tem trabalhado com aulas remotas, o que o coordenador coloca como um desafio, que depende dos estudantes terem condições de acesso à internet, equipamentos e condições adequadas para estudar em casa. Ao mesmo tempo, a ação também será realizada como um contraponto ao documento da Receita Federal que coloca livros como artigos que são consumidos apenas pela faixa mais rica da população. “A Receita Federal disse que livro é artigo de rico, que só rico lê. Isso é um absurdo. Então no dia do livro, decidimos aproveitar para fazer um contra-argumento, dizendo que o conhecimento é uma produção social e logo precisa ser socializado. Não tem essa de elitização”, afirma Rodrigo.

Desde 2018, o Emancipa conta com uma sede física, a qual conta com uma biblioteca com cerca de 2.000 livros. Neste sentido, a iniciativa tem como objetivo, além de contribuir com os estudos em casa durante a pandemia, socializar o conhecimento e incentivar a leitura, fundamentais para a construção de uma sociedade livre de autoritarismos e opressões de todas as formas. A atividade será realizada com os cuidados necessários, como o distanciamento social e a utilização de máscaras e álcool-gel.