| Saúde

O PSOL de Porto Alegre participou, nesta quarta-feira (03/03), do lançamento do Comitê Popular de Enfrentamento à Covid-19. Representaram o partido a deputada estadual Luciana Genro e o vereador Roberto Robaina, presidente do PSOL na cidade e um dos organizadores do Comitê.

A iniciativa reune movimentos sociais, trabalhadores da saúde, sindicatos, médicos infectologistas, representantes de universidades e lideranças de partidos como PSOL, PCdoB, PT e UP. A intenção é unir forças na luta por políticas públicas que garantam a defesa do SUS, da saúde e do auxílio emergencial, a busca por vacina para todos e a garantia de testagem e protocolos sanitários à população.

Confira o pronunciamento de Luciana Genro na instalação do Comitê:

Em seu pronunciamento, Luciana Genro fez uma breve análise da conjuntura dramática de combate à pandemia no Rio Grande do Sul e no Brasil, com o esgotamento dos leitos de UTIs e o colapso nos hospitais públicos e privados. “Nós estamos numa tragédia social, que atinge todas as classes sociais, mas que atinge os mais pobres de uma forma ainda mais dramática. As mulheres, as mulheres negras, as pessoas pobres das periferias, que não têm a possibilidade de fazer isolamento. Que não estão morrendo porque vão para a balada, estão morrendo porque estão nos ônibus lotados ou morgando nas paradas, esperando pelos ônibus que não chegam, porque as empresas não estão colocando ônibus nas ruas”, disse deputada.

No Rio Grande do Sul o PSOL vem impulsionando a luta por vacina para todos. A bancada do PSOL na Assembleia, liderada por Luciana Genro, lançou um abaixo assinado em defesa de vacina, testagem e protocolos sanitários na educação. E a bancada federal, representada pela deputada Fernanda Melchionna, destinou R$ 5 milhões em emendas para que o governo gaúcho compre mais doses das vacinas. Além disso, as parlamentares enviaram ofício ao governador Eduardo Leite, solicitando uma reunião para tratar da aquisição de novas doses.

Veja abaixo o manifesto do Comitê Popular de Enfrentamento à Covid-19