| Emancipa

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) e a ONG Emancipa – Educação Popular lançaram nesta quarta-feira (31/03) uma campanha de solidariedade ativa na pandemia. A iniciativa busca arrecadar recursos para fortalecer ações de distribuição de cestas básicas, quentinhas, kits de higiene e outros itens essenciais a famílias necessitadas. As doações podem ser feitas através da vakinha no link: http://vaka.me/1952247.

“A tragédia sanitária que vivemos apresenta na crise social o seu desdobramento mais perverso. Milhões de famílias estão passando fome porque perderam seus empregos na pandemia. Diante desse cenário, as ações de solidariedade ativa tornam-se ainda mais urgentes”, disse a deputada.

Desde o início da pandemia o Emancipa já vinha realizando uma série de ações sociais em Porto Alegre, como a distribuição de marmitas na Restinga e o auxílio a migrantes no bairro Santa Rosa de Lima. “Com esta campanha colaborativa poderemos reforçar ainda mais as iniciativas e fazer com que a solidariedade chegue mais longe”, explica Luciana.

A ONG Emancipa foi fundada no Rio Grande do Sul em 2011 por Luciana Genro e faz parte de um movimento nacional de educação popular. Em Porto Alegre, o Emancipa começou suas atividades com um cursinho pré-universitário gratuito, mas com o passar dos anos passou a realizar projetos em outras cidades – como alfabetização de jovens e adultos em Guaíba e inclusão social através do esporte em Gravataí. Na Capital a ONG ainda conta com uma escola feminista e antirracista, a Emancipa Mulher, e núcleos organizados nas periferias da Zona Sul e da Zona Norte, com a Casa Emancipa Restinga e o Emancipa Santa Rosa de Lima.