GIF Vacina_res-035c22c507b321e3
GIF Vacina_res-035c22c507b321e3

| Saúde

Prazo que o governo de São Paulo deu ao governo federal para compra das doses se encerra nesta sexta, dia 5, e Ministério da Saúde ainda não formalizou aquisição

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) enviou nesta quinta-feira (04/02) um ofício solicitando que o governador Eduardo Leite compre doses da CoronaVac para serem aplicadas no Rio Grande do Sul. O pedido foi feito porque o Ministério da Saúde ainda não formalizou ao governo de São Paulo a aquisição da vacina do Instituto Butantan e o prazo estipulado pelas autoridades paulistas vence nesta sexta-feira, dia 5.

“Considerando a iminência do decurso do prazo oferecido pelo Governo de São Paulo e levando em conta a absoluta urgência em imunizar a população, PEDIMOS à V. Exa. que dê início imediato às tratativas relativas à compra das doses do Instituto Butantan”, solicitou a parlamentar no documento enviado a Leite.

Luciana ressaltou, ainda, o descaso do governo federal neste tema, já que “mesmo não tendo doses suficientes da vacina nem para quem atua na linha de frente do combate ao coronavírus, o governo Bolsonaro ainda não formalizou a compra de novas doses da Coronavac”.

Diante da compra de 30 milhões de doses de outras vacinas pelo Ministério da Saúde e da ausência de respostas do governo federal ao Instituto Butantan, Luciana Genro entende que é necessário que o governo gaúcho dê um passo à frente e garanta mais doses da Coronavac ao Estado. “O Rio Grande do Sul deve atuar para que mais quantidades da vacina cheguem à população, permitindo o avanço da vacinação no nosso Estado”, disse a deputada.

Confira abaixo a íntegra do ofício: