| Assembleia Legislativa

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) ingressou com um mandado de segurança junto ao Tribunal de Justiça para reivindicar seu direito de protocolar projetos de lei na Assembleia Legislativa. A Mesa Diretora manteve, em reunião nesta segunda-feira (30/03), a proibição do envio de proposições pelos parlamentares, permitindo apenas a tramitação urgente de projetos do governo relacionados à crise do coronavírus.

Acesse aqui o mandado de segurança na íntegra

Luciana está sendo impedida de protocolar dois projetos de lei que prevêem medidas de combate aos efeitos da pandemia: o que institui a renda básica estadual e o que corta em 80% a cota parlamentar e em 100% as diárias de servidores e deputados até o final do ano.

Luciana Genro apresenta projetos do PSOL para auxiliar vulneráveis na crise do coronavírus
Luciana Genro propõe uso dos fundos do TJ para financiar renda básica estadual
Comando da Brigada Militar responde Luciana Genro sobre falta de álcool gel para policiais

“Nunca pensei que o Parlamento fosse impedir os próprios parlamentares de apresentar projetos. Todas as propostas relacionadas à crise do coronavírus deveriam tramitar, não apenas as de autoria do governo.”, disse Luciana Genro.

No mandado de segurança, Luciana aponta a inconstitucionalidade de se suspender a prerrogativa parlamentar mais básica, que é a de legislar e fiscalizar. Ela ainda aponta que precisou recorrer ao Judiciário porque qualquer possibilidade de recurso interno na Assembleia contra a decisão da Mesa Diretora encontra-se vetada, já que para isso seria preciso protocolar o recurso – e todos os protocolos estão suspensos.

Desde o início da crise, o mandato de Luciana Genro já apresentou outros quatro projetos de lei e 11 ofícios a autoridades públicas cobrando providências e exigindo esclarecimentos em ações relativas ao combate e prevenção à pandemia de coronavírus.