| coronavírus

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) participou na terça-feira (31/03) de uma reunião virtual do governador Eduardo Leite (PSDB) com os líderes de bancada na Assembleia.

Ela cobrou o governador sobre a necessidade de o Rio Grande do Sul instituir uma renda básica emergencial para auxiliar as famílias nesta crise do coronavírus. “Eu apresentei um projeto neste sentido, apontando que os fundos do Tribunal de Justiça devem ser usados para isso, pois é inadmissível que um poder tenha mais de R$ 1 bilhão guardado enquanto o Estado vive uma calamidade pública”, disse.

Luciana Genro recorre à Justiça pelo direito de protocolar projetos na Assembleia Legislativa
Luciana Genro defende fila única de leitos públicos e privados para o coronavírus
Luciana Genro propõe uso dos fundos do TJ para financiar renda básica estadual

Luciana aponta que, com esse recurso, poderia ser colocado R$ 560 na mão das famílias por cada criança e jovem matriculado na rede pública.

“O governador respondeu que está estudando medidas de renda básica e negociando com o TJ a utilização dos fundos. Só que essa situação precisa ser resolvida o quanto antes. A fome tem pressa! As obras do Judiciário podem esperar”, relatou a deputada.

Luciana Genro disse ainda a Eduardo Leite que conte com o PSOL nesta crise para pressionar o governo federal a liberar recursos para o Estado. E voltou a cobrar que ele siga firme na imposição das medidas de isolamento social, sem ceder às pressões de setores econômicos que enxergam apenas cifrões e não vidas humanas.