| Saúde

Este dia 24 de março é o Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose. O GT Agenda 2030 divulgou este manifesto com pedidos enviados pela Articulação TB / Brasil ao governo federal:

“A tuberculose (TB) é a doença infecciosa mais mortal do mundo atualmente, chegando a matar 1,5 milhão de pessoas por ano, e a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) deve potencializar a gravidade desse problema. O alerta é da Articulação Social Brasileira para o Enfrentamento da Tuberculose (Art TB Brasil).

No atual cenário de crise da COVID-19, a resposta à tuberculose é prejudicada pela sobrecarga dos serviços de saúde e pelas restrições de deslocamento até as unidades, além de ser um grande desafio do ponto de vista epidemiológico. No último fim de semana foi confirmada a primeira morte por COVID-19 de uma pessoa afetada pela tuberculose, doença que, no Brasil afeta especialmente populações em situação de pobreza, como moradores de favelas e periferias.

Diante da gravidade da situação, a Art TB Brasil está pedindo ações do governo brasileiro para impedir que a crise da COVID-19 piore a situação das pessoas afetadas pela tuberculose, entre elas:

– Nota técnica do Ministério da Saúde sobre manejo de pessoas com TB/COVID-19;
– Diagnóstico precoce para todas as pessoas com TB e/ou COVID-19;
– Revogação imediata da Emenda Constitucional 95/2016 (Teto de Gastos);
– Aumento imediato dos recursos destinados ao enfrentamento da TB;
– Fortalecimento da proteção social às pessoas afetadas pela TB.

#RevogaEC95 #RevogaTetoDeGastos #Agenda2030 #ODS3 #Saude#Tuberculose #COVID-19 #NaoDeixeNinguemParaTras