| Educação

As escolas abertas do Rio Grande do Sul também são alvo do desmonte generalizado da educação pelo governo do Estado. São essas as escolas que recebem alunos em situação de vulnerabilidade social encaminhadas por Ministério Público, Conselhos Tutelares e outras instituições, em qualquer época do ano.

Nesta quinta, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) recebeu o diretor da escola Ayrton Senna, Adroaldo Machado Ramos, a professora Georgia Nunes e o presidente do CPM da escola Vila Cruzeiro do Sul, Eduardo Rafael Fernandes da Silva, para tratar sobre as ameaças de fechamento das escolas.

A enturmação, a proibição para matrículas, o fechamento de turnos, a falta de professoras, secretárias e merendeiras e de condições básicas de trabalho foram algumas das denúncias feitas. No RS, há só mais duas escolas deste tipo: uma em Santa Maria e outra em Cruz Alta.

Uma audiência pública sobre o tema será promovida pela Comissão de Educação, da qual a deputada é uma das titulares. A educação é a ferramenta mais potente de transformação social e lutar contra o desmonte generalizado é um dos compromissos do mandato da deputada Luciana Genro.