Emancipa Santa Rosa começou suas atividades em 2019 | Foto: Juliana Almeida
Emancipa Santa Rosa começou suas atividades em 2019 | Foto: Juliana Almeida

| Emancipa | Porto Alegre

Debater sobre machismo e a cultura do estupro foi o convite que a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) recebeu para uma aula aberta na Emancipa Santa Rosa de Lima na noite de quinta-feira (24/05/2019), em Porto Alegre. A aula virou um bate-papo muito produtivo sobre os temas, e ainda sobre educação, juventude, política e periferias.

O debate passou pelo combate à naturalização dos comportamentos violentos e machistas, pelos relacionamentos abusivos, pela penalização dos casos de estupro, pela importância de uma educação que estimule e ensine sobre métodos contraceptivos – especialmente aos jovens – e pelas dificuldades e a importância da formalização das denúncias de violência contra as mulheres.

Machismo e cultura do estupro foram os temas da aula aberta desta quinta | Foto: Juliana Almeida

Os jovens, as mulheres e os homens presentes trouxeram seus pontos de vista já desconstruídos sobre os assuntos – mas nem por isso utópicos – já que todos ainda estamos inseridos em uma sociedade que precisa ter e valorizar escolas e espaços para discussões como o da Emancipa, principalmente nas zonas periféricas das cidades.

Além de palestras e cursos, A Emancipa Santa Rosa oferece cursinho gratuito pré-vestibular e pré-Enem para jovens e adultos de baixa renda. As aulas começaram neste ano e fazem parte da ONG Emancipa, de educação popular, instalado no RS pela deputada estadual Luciana Genro em 2011.

Por meio dele, mais de 500 jovens já conseguiram acessar vagas em universidades em Porto Alegre. A educação emancipatória é a ferramenta mais transformadora da sociedade!