A deputada estadual Luciana Genro (PSOL-RS) lançou, nesta quarta-feira (31/01), seu mais novo livro.
A deputada estadual Luciana Genro (PSOL-RS) lançou, nesta quarta-feira (31/01), seu mais novo livro.

| Porto Alegre

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL-RS) lançou, nesta quarta-feira (31/01), seu mais novo livro: “A Alemanha da revolução ao nazismo – Reflexões para a atualidade”. O evento lotou o Clube de Cultura, em Porto Alegre, e reuniu lideranças do PSOL e do PT, que reforçaram a necessidade de unidade para enfrentar a extrema direita na cidade. Estiveram presentes o vereador Roberto Robaina, presidente do PSOL municipal, o ex-governador Tarso Genro, a deputada federal Maria do Rosário – que, assim como Luciana, é pré-candidata a prefeita da Capital -, a deputada federal Fernanda Melchionna, a pré-candidata a vice-prefeita Tamyres Filgueira e a presidente do PT-RS, Juçara Dutra.

Em sua obra, Luciana Genro trata da revolução que derrubou a monarquia na Alemanha, em 1918, mas que em seguida foi derrotada ao não conseguir atender as demandas da classe operária, que exigia seus direitos no novo regime. Apenas 15 anos depois deste processo, em que Rosa Luxemburgo foi assassinada em 1919, o nazismo tomaria o poder no país.

“Estudar o processo de ascensão do nazismo na Alemanha é nos armarmos politicamente para as lutas da atualidade e para a necessidade de construirmos a unidade contra a extrema direita hoje”, disse Luciana Genro. A deputada considera que seu livro é uma provocação ao estudo aprofundado sobre o tema, já que, por ter sido uma revolução derrotada, a revolução alemã não costuma ser tão analisada.

Convidado a comentar o tema do livro, o vereador Roberto Robaina chamou a atenção para o risco representado pela ascensão de forças fascistas hoje no mundo. “Existe uma pulsão de um projeto contrarrevolucionário que representa as tendências mais profundas do próprio capitalismo. A extrema direita existe e tem base social, portanto precisamos fazer a unidade de ação para enfrentá-la, pois sem barrar o seu avanço não há condições de ganhar apoio de massas para uma estratégia socialista”, pontuou.

Tarso Genro elogiou a iniciativa de Luciana de refletir sobre o processo histórico alemão em seu livro e relacionou o assunto aos desafios políticos da conjuntura atual. “Está colocado no livro um esforço político e teórico importante para que retomemos o debate de grandes temas, da ideia do socialismo e de uma sociedade libertada do controle e das ações do capital financeiro. Essa é uma discussão política, econômica e ideológica que deve se tornar organizativa”, refletiu.

Já Maria do Rosário ressaltou que estudar a revolução alemã e a ascensão do nazismo é também lutar pela defesa de um projeto de desenvolvimento nacional liderado pela classe trabalhadora. “O debate sobre reforma e revolução não está encerrado enquanto houver revolucionários como Luciana Genro. Vamos produzir uma história de mudança para essa cidade, e vamos fazer isso juntas”, comentou.

Servidora pública da UFRGS e vice-presidente do PSOL de Porto Alegre, Tamyres Filgueira destacou o papel cumprido por Luciana Genro e pelos parlamentares do PSOL, que atuam também como dirigentes partidários e elaboradores políticos. “Um dos papeis que nossos parlamentares cumprem, enquanto direção do nosso partido, é elaborar politicamente para formar nossa militância. Essa contribuição é fundamental para mover as pessoas para um projeto de sociedade”, concluiu.

As fotos do evento estão disponíveis nesse link: https://flic.kr/s/aHBqjBcBWa