img_6129.jpg
img_6129.jpg

| Educação | Emancipa
Reunião foi na biblioteca Aninha Peixoto, no Santa Rosa de Lima | Foto: Juliana Almeida

A deputada estadual Luciana Genro e o vereador Roberto Robainaestiveram na manhã deste sábado na reunião de apresentação dos professores do Emancipa Santa Rosa, que oferecerá cursinho pré-vestibular e Enem pros moradores da região a partir de março.

A educação é uma das mais importante formas de transformação social. A expansão do Emancipa Cursinho Popular Pré-Universitário para o Santa Rosa, assim como aconteceu com a Casa Emancipa Restinga, é uma realidade das lutas concretas do bairro.

“O Emancipa é uma gotinha no oceano da transformação educacional, e também a prova das lutas concretas para diminuir a desigualdade no acesso à educação” destacou Luciana.

Robaina relembrou o apoio do seu mandato à iniciativa e a importância da educação como elemento crítico para a população.

“Por meio da educação, temos uma enorme necessidade de reconfigurar a capacidade do povo de se organizar e participar da política e da tomada de decisões.”

Luciana e Roberto agradeceram a mobilização da Fátima Cardoso que vai coordenar o Emancipa com o chamamento dos professores e com a participação na reunião dos coordenadores do cursinho Rodrigo Nickel e Marcos Vianna

As aulas vão começar no dia 11 de março e já tem 24 inscritos. Entre os professores que participaram da reunião estiveram Hayline da Rosa Vitória, que dará aulas de teatro, Juliane Bastos, que dará Biologia, Catarina Barbosa, com experiência como professora aposentada para acrescentar muito nas aulas de história, Leandro Ritta, para aulas de matemática, e a Márcia Santos dos Santos, que quer usar sua experiência com neurolinguística para ajudar no que for preciso nas aulas.

Luciana e Roberto também agradeceram a disponibilidade das professoras Cida, Andréia e Mônica, que não estavam na reunião, mas já estão comprometidas com o funcionamento do Emancipa na comunidade.

Desde a sua criação, em 2011, o Emancipa já auxiliou mais de 500 alunos a ingressarem no Ensino Superior em Porto Alegre. Somente em 2019, até o começo do mês, 27 alunos já haviam sido aprovados em vestibulares da Capital. Além do cursinho, o Emancipa mantém a Casa Emancipa Restinga, que oferece atividades esportivas e culturais na Restinga; a Emancipa Mulher, escola de formação feminista e antirracista, e unidades em Gravataí, Bagé, Novo Hamburgo, Guaíba, Pelotas e Charqueadas.

A deputada aproveitou para se associar à biblioteca Aninha Peixoto e retirar o livro “Americanah”, da Chimamanda Ngozi Adichie.