Luciana Genro

Luciana Genro tem reunião sobre fraude dos exames de câncer em Pelotas

12 de abril de 2019 17h34
Reunião aconteceu exatamente no dia em que as denúncias completam nove meses | Foto: Juliana Almeida

A deputada estadual Luciana Genro, do PSOL, recebeu uma comitiva de mulheres de Pelotas nesta sexta-feira (12/04) na Assembleia Legislativa para tratar de encaminhamentos da fraude dos exames preventivos de câncer. O encontro aconteceu no dia em que as denúncias completam nove meses.

A vereadora Fernanda Miranda, do PSOL de Pelotas, e a deputada federal Fernanda Melchionna, também do PSOL, participaram da reunião. Entre as demandas trazidas pelo grupo estão a falta de informações sobre os processos tramitando no Ministério Público Estadual e Federal e a falta de divulgação de resultados de exames realizados ainda em outubro na rede pública de saúde. Pelo menos três mulheres morreram em decorrência da fraude.

“Vamos seguir exigindo a responsabilização por essa fraude, um crime contra a saúde das mulheres. Também vamos levar o caso para a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia”, destacou a deputada Luciana Genro.

Participaram da reunião, entre outras mulheres, a representante do sindicato dos municipários de Pelotas, Claudia Correa, a representante da organização Mobilização pela vida das Mulheres, Niara de Oliveira, Larissa Agnol da Silva, do Fórum Gaúcho de Saúde Mental de Pelotas, e Claudia Mastrascusa, coordenadora de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS).