Luciana Genro - Pelotas 1 - Foto Juliana Almeida
Luciana Genro - Pelotas 1 - Foto Juliana Almeida

| mulheres | Saúde
Reunião aconteceu exatamente no dia em que as denúncias completam nove meses | Foto: Juliana Almeida

A deputada estadual Luciana Genro, do PSOL, recebeu uma comitiva de mulheres de Pelotas nesta sexta-feira (12/04) na Assembleia Legislativa para tratar de encaminhamentos da fraude dos exames preventivos de câncer. O encontro aconteceu no dia em que as denúncias completam nove meses.

A vereadora Fernanda Miranda, do PSOL de Pelotas, e a deputada federal Fernanda Melchionna, também do PSOL, participaram da reunião. Entre as demandas trazidas pelo grupo estão a falta de informações sobre os processos tramitando no Ministério Público Estadual e Federal e a falta de divulgação de resultados de exames realizados ainda em outubro na rede pública de saúde. Pelo menos três mulheres morreram em decorrência da fraude.

“Vamos seguir exigindo a responsabilização por essa fraude, um crime contra a saúde das mulheres. Também vamos levar o caso para a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia”, destacou a deputada Luciana Genro.

Participaram da reunião, entre outras mulheres, a representante do sindicato dos municipários de Pelotas, Claudia Correa, a representante da organização Mobilização pela vida das Mulheres, Niara de Oliveira, Larissa Agnol da Silva, do Fórum Gaúcho de Saúde Mental de Pelotas, e Claudia Mastrascusa, coordenadora de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS).