WhatsApp Image 2019-04-25 at 14.39.44 (1)
WhatsApp Image 2019-04-25 at 14.39.44 (1)

| Educação
Deputadas conheceram a biblioteca do Colégio Protásio Alves | Foto: Juliana Almeida

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa promoveu um livraço em defesa das bibliotecas no Colégio Protásio Alves em Porto Alegre nesta quinta-feira. A deputada estadual Luciana Genro, titular da comissão, e a deputada federal Fernanda Melchionna, ambas do PSOL, participaram da atividade, capitaneadas pela presidente da Comissão, a deputada estadual Sofia Cavedon (PT).

Estudantes e professoras puderam retirar os livros da atividade | Foto: Juliana Almeida

A ação doou livros para os estudantes da escola, sem um bibliotecário oficial para cuidar do espaço – realidade compartilhada com outras 4 mil escolas no Rio Grande do Sul. O tema já foi pauta de audiência da comissão, neste mês, cobrando o governo do Estado para promover um concurso público – o último ocorreu em 1994 – e contratar bibliotecários e técnicos em biblioteconomia para garantir o trabalho e o atendimento completo aos estudantes.

A diretora Eliana Alves Flores entregou uma lista de demandas da escola às deputadas, que nesta sexta participam de uma audiência da Comissão de Educação sobre o atraso de obras em escolas públicas no RS. Além disso, a presidente do grêmio estudantil da escola, Samarina dos Reis Lopes, solicitou atenção para a falta de segurança aos alunos, com materiais furtados na saída do colégio, causando prejuízo na aprendizagem.

A representante do Conselho Regional de Biblioteconomia, Gislene Rodrigues, e a representante do movimento Bibliotecários em Marcha, Camila Costa, participaram da atividade.