Luciana Genro

Contra o aumento abusivo do IPTU em Guaíba!

15 de abril de 2019 12h16

Os moradores de Guaíba foram surpreendidos por um aumento abusivo no valor do IPTU. Uma reportagem da RBS TV mostrou o exemplo de um pequeno empresário que antes pagava R$ 360 de IPTU e agora paga R$ 7 mil.

Os guaíbenses estão revoltados, e com razão! Milhares de imóveis tiveram o valor do IPTU reajustado de forma abusiva. Inclusive imóveis em ruas que não têm calçamento e nem canalização de esgoto.

Nós do PSOL somos CONTRA o aumento abusivo e a distorção das cobranças. Nos últimos anos vimos inúmeros casos de corrupção envolvendo a Câmara Municipal e a Prefeitura de Guaíba, como o desvio de milhões da saúde e fraude em licitações. Agora querem tapar o rombo do caixa do governo cobrando mais imposto do contribuinte, que já vive sufocado por uma carga tributária elevada.

Nós defendemos a concepção de IPTU progressivo, na qual há maior taxação dos imóveis das pessoas muito ricas e de imóveis fechados que apenas colaboram para a especulação imobiliária. Mas IPTU progressivo precisa ser implementado de forma planejada e gradualmente para corrigir distorções sem cometer injustiças.