Os moradores de Guaíba foram surpreendidos por um aumento abusivo no valor do IPTU. Uma reportagem da RBS TV mostrou o exemplo de um pequeno empresário que antes pagava R$ 360 de IPTU e agora paga R$ 7 mil.
Os guaíbenses estão revoltados, e com razão! Milhares de imóveis tiveram o valor do IPTU reajustado de forma abusiva. Inclusive imóveis em ruas que não têm calçamento e nem canalização de esgoto.
Nós do PSOL somos CONTRA o aumento abusivo e a distorção das cobranças. Nos últimos anos vimos inúmeros casos de corrupção envolvendo a Câmara Municipal e a Prefeitura de Guaíba, como o desvio de milhões da saúde e fraude em licitações. Agora querem tapar o rombo do caixa do governo cobrando mais imposto do contribuinte, que já vive sufocado por uma carga tributária elevada.
Nós defendemos a concepção de IPTU progressivo, na qual há maior taxação dos imóveis das pessoas muito ricas e de imóveis fechados que apenas colaboram para a especulação imobiliária. Mas IPTU progressivo precisa ser implementado de forma planejada e gradualmente para corrigir distorções sem cometer injustiças.