20190326_101710a
20190326_101710a

| Educação
Reunião da Comissão de Educação tratou sobre a situação da
Casa do Estudante Universitário Aparício Cora de Almeida (Ceuaca) | Foto: Juliana Almeida

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, da qual a deputada estadual Luciana Genro, do PSOL, é uma das titulares, vai solicitar a parlamentares da Câmara dos Deputados a destinação de emendas parlamentares para a reforma da Casa do Estudante Universitário Aparício Cora de Almeida (Ceuaca), em Porto Alegre.

A Ceuaca está fechada desde 2014, por falta de plano de prevenção contra incêndio (PPCI) e de execução de reformas estruturais, e o governo do Estado alega não ter interesse em reformar o imóvel, descumprindo um acordo feito durante a retirada dos estudantes do local.

A deputada Luciana Genro vai articular o apoio da bancada do PSOL, juntamente com a deputada federal Fernanda Melchionna, para a destinação de emendas que contemplem o valor necessário para a reforma, cujo projeto já existe, segundo integrantes da Ceuaca.

Desde 2014, os estudantes que viviam na Ceuaca foram realojados em outros imóveis, com aluguel social em atraso pelo Estado desde 2018 e com a ameça de despejo, segundo a presidente do Conselho Deliberativo da Ceuaca, Letícia Carla Salvi.

“O que vemos é o governo descumprindo o acordo inicial, no sentido de não fazer a reforma da casa. O Estado não pode se negar a oferecer acolhimento para os estudantes de baixa renda, principalmente os que vêm do interior. Vamos solicitar e fazer pressão ao Estado por meio desta comissão que parem os despejos dos estudantes sem uma garantia de moradia”, destacou a deputada Luciana Genro.