WhatsApp Image 2019-02-28 at 15.46.13
WhatsApp Image 2019-02-28 at 15.46.13

| Notícias
Reunião com reitor do IPA aconteceu depois do assunto ser apresentado na sessão da Comissão de Educação. Foto: Juliana Almeida

A situação dos professores do IPA, em greve desde a última semana, por causa do atraso de salários e pelo fechamento de vagas em cursos de graduação e do encerramento dos dois programas de mestrado foram assuntos debatidos em reunião, solicitada pela Comissão de Educação, da qual deputada Luciana Genro (PSOL) é titular com o reitor do IPA, Norberto da Cunha Garin. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (28/02).

Luciana Genro demonstrou preocupação com a falta de autonomia do IPA em gerir seu pessoal e sua política educacional, já que o reitor destacou que as negociações com os professores são feitas pela gestão da instituição em São Paulo e não são, segundo ele, responsabilidade da administração da instituição em Porto Alegre.

“As atribuições acadêmicas não estão longe das atribuições de pessoal já que a greve dos professores e o atraso no salário deles influencia no bom andamento da vida acadêmica dos alunos. Queremos que o interesse da comissão de Educação e do Parlamento Gaúcho seja levada ao conhecimento da direção em São Paulo (onde fica a rede mantenedora do IPA) para que esse movimento tenha um bom desfecho”, destacou a deputada do PSOL.

Nesta semana, professores do IPA e o diretor do Sinpro-RS, Marcos Fuhr, destacaram, na reunião da comissão de Educação, em manifesto, a gestão temerária da instituição, a falta de diálogo e comprometimento dos gestores com os professores e com as especificidades do IPA e do ensino no Rio Grande do Sul.

Nesta quinta, Fuhr teve uma nova reunião com o departamento jurídico do IPA, quando foi garantido o compromisso do pagamento de salários atrasados em março. Para a próxima semana, está prevista a convocação de uma assembleia de professores.

Os deputados mantiveram o encaminhamento da última reunião que foi a realização de uma audiência pública para que a direção do IPA manifeste-se publicamente sobre a situação da instituição e aguardam também a comunicação das demandas dos professores para a direção em São Paulo.

Também participaram da reunião a deputada Sofia Cavedon (PT), presidente da comissão, e o deputado Sebastião Melo (MDB), integrante da comissão.